Sapiranga constrói mais gavetas em cemitério

Sapiranga – A construção de 152 gavetas adultas e 48 para crianças no Cemitério do bairro São Jacó estará concluída em três meses. A garantia foi dada pela prefeita Corinha Molling. As 200 novas gavetas ajudarão a Prefeitura a resolver a falta de vagas existente no local.
Conforme a Prefeitura, o local está em obras desde a segunda quinzena de setembro e o espaço recebe mais de R$ 252.937,99 em investimentos. Em 2004, uma reformulação foi colocada em prática e o espaço ganhou 150 sepulturas. Cinco anos mais tarde, outras 150 sepulturas foram construídas. A última obra ocorreu em 2011, onde outras 192 foram erguidas. Até o momento, não foi registrada a falta de sepulturas para a realização de enterros no local.
A administração do local
O espaço é cuidado pela Secretaria de Obras e a avaliação da situação econômica/social da pessoa que é enterrada no local é feita pela Secretaria de Assistência Social. As famílias têm uma capela mortuária para os velórios e não precisam pagar taxa para o seu uso. Segundo o secretário de Assistência Social, Valdir Cardoso, a família deve solicitar avaliação técnica junto à Secretaria Municipal e comprovar que se enquadra nos critérios de baixa renda. 
Ampliação projetada desde o início
Com uma média de dez sepultamentos por mês, as obras de ampliação de gavetas no Cemitério Municipal do bairro São Jacó eram projetadas pela nova administração desde o início do ano. “Quando assumimos, constatamos que haveria a necessidade da ampliação”, explica Corinha Molling.
Os documentos necessários para solicitar o benefício são comprovante de renda, carteira de trabalho, identidade, CPF, comprovante de conta bancária ou se está inserido em programa social, e, caso não tenha renda, assinar uma declaração. Isso vale para todos os integrantes da residência. Ser contribuinte da Previdência Social é considerado uma renda para a Prefeitura.