Sapiranga conclui elaboração do Plano de Marketing Turístico

Secretária de Turismo Roberta Rothen, prefeita Carina Nath, a turismóloga Leticia Schumacher e a consultora Vaniza Schuler/ Foto: Divulgação

Sapiranga – Foi finalizado no início deste ano o Plano de Marketing Turístico de Sapiranga. Entre os objetivos estão qualificar, diversificar e modernizar a oferta turística na cidade, além de rentabilizar ainda mais este campo econômico, trazendo assim desenvolvimento para o município.

A elaboração do plano se deu de forma participativa junto ao Conselho Municipal de Turismo – Comtur Sapi, e empresários que foram entrevistados e participaram de reuniões para a construção do mesmo. Também contribuíram na elaboração representantes de entidades que são importantes para o turismo de Sapiranga como os esportes, voo livre, downhill e nichos específicos, como as cervejarias.

Turismo como produto de rentabilidade
   Uma das primeiras ações previstas no plano, e que já está sendo colocada em prática, é a contratação de um site atrativo e funcional ao visitante. Essa ferramenta vai permitir que um perfil de turista seja revelado, ajudando no direcionamento dos empresários. “Sapiranga tem muito potencial, mas não está na vitrine dos produtos turísticos, é essa realidade que pretendemos reverter”, destaca Letícia Schumacher, turismóloga da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto. O plano lista ações que não requerem grandes investimentos, mas que são importantes para organizar a oferta turística e transformá-la em produto.

Consultoria com especialista

A elaboração contou com a consultoria de Vaniza Schuler, que é escritora e palestrante, Mestre em Turismo, Especialista em Consultoria Turística e em Relações e Negócios Internacionais. Ela possui 35 anos de experiência no turismo, tendo atuado em organizadoras de congressos na Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande de Sul e no Ministério do Turismo. Participou de contratos como consultora Unesco para o Projeto Embratur, sendo responsável pela criação de produtos turísticos nacionais e internacionais. É coautora do livro Marketing de Destinos- Oportunidades e particularidades do CVBs Brasileiros e autora do Manual de Boas Práticas (Projeto Competitividade de CVBs), dentre outras publicações.