Sapiranga atua na proteção e no bem-estar animal com o Cempra

Sapiranga – É dever da Prefeitura de Sapiranga proteger e garantir o bem-estar de todos que vivem na cidade. E isso inclui os animais, que recebem uma atenção especial do Centro Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, o Cempra, instituído por Lei Municipal e vinculado à Secretaria de Meio Ambiente.

 

O espaço, antes, realizava as atividades como Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Desde 2021, foi repensado e também renomeado, como uma forma de dar mais atenção aos seres indefesos e que necessitam de uma atenção especial.

Desde então, já foram mais de 2300 atendimentos entre cães e gatos, especialmente em ações de controle populacional.

Para o espaço, Sapiranga detém um gasto mensal na margem de R$ 100 mil por mês, envolvendo toda a estrutura física, medicamentos, clínica terceirizada que auxilia no processo de castração e outras atividades.

Equipe e ações feitas no centro

Hoje, o Cempra conta com duas veterinárias, duas auxiliares e um profissional para serviços gerais. A equipe atende denúncias de maus-tratos e de animais feridos, realiza os atendimentos necessários e, quando há a possibilidade de espaço, disponibiliza os animais para adoção. Hoje, o Centro conta com 73 cães, considerado algo próximo da capacidade máxima do local.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Éderson Klein, cita que o foco das ações é mesmo a castração e valoriza o esforço de boa parte da comunidade, mas menciona que ainda há margem para evolução.

Cuidado de equinos

O espaço também é responsável pelo cuidado de equinos. Recebendo animais que chegam do Projeto Viver (que proíbe tração animal na zona urbana) e outros vítimas de maus-tratos, o Centro teve 53 recolhimentos de cavalos, dos quais 10 já encontraram um novo lar. O Cempra ainda não possui condições de oferecer abrigo para gatos em sua atual estrutura.