Sapiranga amplia atendimentos na Unidade de Saúde Especializada

Paciente passando pela troca de gesso na USE (Fotos: Melissa Costa)

Sapiranga – Uma importante obra na saúde está prestes a ser concluída em Sapiranga. A Unidade de Saúde Especializada (USE), localizada no bairro Sete de Setembro, está sendo ampliada e remodelada.

Um dos objetivos é ampliar o setor de fisioterapia para atender de maneira mais ágil e humanizada todo paciente que aguarda por consulta médica. Antes da obra, a USE contava com sete consultórios, uma recepção com capacidade para 40 pessoas e o setor de fisioterapia com outras quatro salas.

Após a reforma, a previsão é de que os atendimentos aumentem em 20% e a estrutura amplie para nove consultórios, uma recepção geral remodelada com capacidade para 78 pessoas e mais três espaços para cadeira de rodas, além da construção de sala de espera e recepção próprias para o setor de fisioterapia. Esta nova recepção já está sendo utilizada, o que traz mais organização para os profissionais e conforto aos pacientes. O intuito é também proporcionar mais espaço e qualidade no pré-atendimento ao paciente que aguarda pela consulta da especialidade, visto que muitos estão em situação difícil ou impossibilitados de locomoção, o que necessita de maior cuidado.

“Humanizar os atendimentos”

O investimento na obra ultrapassa R$ 200 mil e ocorre através de recurso livre destinado pela Câmara de Vereadores.

A prefeita Carina Nath, que tem acompanhado as etapas da obra presencialmente, destaca o quanto as mudanças devem melhorar os serviços prestados na unidade. “As obras de reformas e ampliação da USE possibilitarão um espaço mais adequado àqueles que necessitam de consultas. Além de aumentar a capacidade, as melhorias tornarão os atendimentos mais humanizados, em ambientes com qualidade e estrutura”, disse a chefe do Executivo.

Atualmente, 34 profissionais da área da saúde atuam na USE e são cerca de 120 atendimentos diários. Na fisioterapia, há seis profissionais e também carro adaptado para transporte de pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção permanente ou temporária.

“Vejo as mudanças como um crescimento para a cidade”, disse coordenadora da USE

Ela é uma apaixonada pela profissão. Garante que uma de suas missões na vida é ajudar o próximo. A coordenadora da Unidade de Saúde Especializada, Danusa Longui, mais conhecida como Duda, conta um pouco sobre a rotina nos atendimentos à população e acredita que as mudanças chegam como um avanço para a saúde pública. “Vejo como um crescimento para a cidade e na questão de moradores, nós como população, é ganho. Tudo que não tem em postos de saúde, de profissionais, conseguimos encontrar aqui na USE. Temos muitas especialidades, cardiologista, traumatologista, fonoaudiologia, otorrino, o município está oferecendo tudo que o paciente precisa e oferecendo com qualidade. Essa obra, em questão de qualidade, vai melhorar muito”, disse a profissional de saúde.

A procura por atendimentos é intensa. A especialidade com maior demanda, conforme Duda, é de ortopedia com traumatologista. “Temos cerca de 800 atendimentos por mês. Nossa agenda está quase fechada até janeiro do ano que vem”, contou. Em outras especialidades, como fisioterapia, a agenda está pouco mais tranquila. “Acontece as vezes de ter que esperar até 20 dias, mas sempre tem atendimento e quando inicia as sessões, só encerra quando terminar as sessões previstas”. Na cardiologia, o atendimento também é mais rápido. “O médico faz os exames e logo temos os resultados”.