Sapiranga ajusta calendário de coleta de resíduos adotando novo modelo

Foto: Comunicação Prefeitura

Sapiranga –  A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos, anunciou na última semana uma alteração no calendário de recolhimento de entulhos até o final deste ano.

 

O calendário anterior dividia a cidade por regiões de 1 a 5 onde cada bairro recebe as equipes da Secretaria de Obras por pelo menos três vezes no ano e, no Centro, o recolhimento é mais recorrente, devido ao fluxo intenso.
No entanto, em função da alta demanda de detritos e de nos bairros maiores o formato antigo não ser o ideal, foi realizada a mudança para zonas específicas, dividindo o bairro São Luiz em partes e um cronograma por semana.
Outro fator que levou a Secretaria de Obras a adaptar o calendário foi o acúmulo nas calçadas e pedidos de coleta fora da data prevista para o seu bairro. Por exemplo, a coleta era feita na primeira semana de agosto, alguns dias depois, a calçada tinha detritos novamente e as equipes já estavam em outra região. É possível solicitar uma coleta através do SisObras no app Sapicity, mas se torna muito custoso que esse atendimento seja personalizado, deslocando um caminhão para cada pedido isolado. É inviável que as equipes passem todos os dias, por todas as ruas da cidade. Então, não é correto descartar em qualquer dia o material. O respeito às datas é também o respeito com os vizinhos e todas as pessoas que usam a via pública.

Aviso antes do recolhimento

Além da mudança no calendário e na divisão dos territórios, outra novidade para o recolhimento de resíduos é o aviso via moto som.
Desde agosto, esse método vem sendo testado e, segundo a Secretaria de Obras, tem surtido efeito. Os pedidos de recolhimento ‘fora do calendário’ diminuíram desde que essa estratégia foi adotada.
Na semana anterior ao início do recolhimento naquele bairro, uma moto de propaganda circula avisando aos moradores para que separem os entulhos e coloquem na calçada a partir da data prevista. Normalmente, o circuito é feito quarta, quinta e sexta-feira durante uma hora e por duas horas no sábado anterior, assim as pessoas tem tempo hábil para separar e deixar os detritos no local correto (sempre do lado de fora da propriedade), onde a equipe vai recolher na semana.
Esse cuidado agiliza o processo e também ajuda na limpeza da cidade, já que diminui o risco da chuva ou animais espalharem os entulhos.