Sapiranga adquire novos testes para identificar casos de Covid-19

Por Caroline Waschburger

Sapiranga – O município de Sapiranga tem investido na compra de testes para a Covid-19. Até o momento, de acordo com a Secretaria de Saúde, o total de testes adquiridos foram 6.500, através de recurso de fonte federal.
A aquisição mais recente foi feita no dia 18 de agosto (a solicitação foi encaminhada para a Prefeitura). Serão adquiridos mais 3 mil testes rápidos, além da quantia de 1.500 unidades de RT-PCR e 6.000 unidades de testes rápidos IgG e IgM.

 

Antes disso, foram adquiridos também novos testes sorológicos, conhecidos como IgG e IgM. O médico Diogo da Silva explica que “ambos são anticorpos criados pelo nosso organismo em resposta ao vírus, sendo o IgM detectado na fase mais aguda da doença, a partir do 8º dia. Já o IgG aparece na fase mais tardia, no 14º dia”.

 

O doutor também explicou a diferença entre as siglas do teste sorológico: “A sigla (IG) significa imunoglobulina, conhecidas também como anticorpos.

 

Os anticorpos IgM indicam infecção na fase ativa, pois eles são os primeiros anticorpos a aparecer quando vírus ou bactérias nocivas atacam o nosso corpo. Já os anticorpos IgG, também são uma resposta a vírus e bactérias, porém, atuam na fase mais tardia da infecção”, completou.

Testagem dos pacientes

A testagem dos pacientes é feita levando em consideração a Nota Informativa 15 COE/SES RS, de 31 de julho de 2020. A secretária de Saúde de Sapiranga, Janete Salvati Hess, explicou que “os pacientes precisam ter indicação clínica para a realização dos testes. Estamos seguindo os Protocolos do Ministério da Saúde e COE/RS com a indicação do teste em casos sintomáticos respiratórios”.
De acordo com o médico clínico Diogo da Silva, “o município tem feito aquisição de grande quantidade de Testes Rápidos para testagem de sua população, tendo em vista o combate ao coronavírus e a quebra de cadeia de transmissão”.

A recomendação para quem apresentar sintomas gripais (que são semelhantes aos sintomas da Covid-19) é para ficar em casa e procurar um médico, caso os sintomas se agravem, além do uso de máscara e álcool gel sempre que a saída for necessária.

Diferenças

O doutor Diogo explicou de que forma os testes diferem entre si: “o teste de RT-PCR é um teste de biologia molecular utilizado para detectar fragmentos do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase. Esses fragmentos são pesquisados em uma fase mais aguda (3-7 dias) na mucosa nasal e oral.

Os TR já detectam as imunoglobulinas em uma fase (IgM/IgG) onde o organismo tenha produzido uma resposta imunológica específica no combate do vírus”, disse.

Vale lembrar que em momentos como este é muito importante reforçar o uso de álcool gel, máscaras de proteção e, sempre que possível, ficar em casa, mesmo sem apresentar sintomas.