Sapiranga adquire dois novos micro-ônibus para uso no transporte escolar

Veículos utilizados para transporte escolar tem uma vida útil menor, determinada por lei Foto: Arquivo

Sapiranga – O transporte escolar muitas vezes faz toda a diferença até mesmo para o aprendizado do aluno. Facilitar o acesso às escolas também é um dos objetivos da Secretaria de Educação que, por meio do Fundeb, está adquirindo dois micro-ônibus para a frota de Sapiranga.

Hoje, mais de 800 alunos são usuários de transporte escolar que é feito nos três turnos (manhã, tarde e noite) nos trajetos de ida e volta. A solicitação para o uso do transporte pode ser feita pelos pais diretamente na escola, que encaminha o pedido para análise da Smed. Ainda não é possível atender a todas as solicitações, então, são estabelecidos critérios de prioridade como distância do endereço até a escola e outros recursos que o aluno possa usar para chegar.
Alguns veículos também fazem o transporte para as escolas estaduais, obedecendo a uma legislação vigente a respeito do deslocamento de alunos das áreas rurais.
Atualmente, a secretaria conta com 12 veículos maiores (ônibus e micro-ônibus) e mais os veículos com menos lugares, como vans e carros de passeio, que também realizam o transporte para escolas, como para alunos de NAI-Núcleo e Acessibilidade e Inclusão, que são transportados desde a porta de casa, não sendo necessário se deslocar até o ponto do escolar. Os dois micro-ônibus devem estar disponíveis já para o próximo ano letivo.

O investimento será de mais de R$ 700 mil e os recursos são destinados através do Fundeb

“Estamos adquirindo esses dois ônibus agora, para que a gente consiga renovar a frota escolar. Hoje, são atendidos cerca de 800 alunos com transporte, gostaríamos de atender mais. Essa também é uma das maneiras de facilitar o acesso ao ensino, alguns alunos moram realmente muito longe, então, é um serviço importante para melhorar a vida das crianças e das famílias”, destaca a secretária de Educação, Cláudia Kichler.

Legislação exige substituição

– Com os dois veículos zero quilômetro, um de 20 e outro de 36 lugares, com porta pantográfica na dianteira, ar-condicionado, poltronas individuais reclináveis, entre outros itens, a qualidade do transporte e conforto dos alunos vai aumentar, porém, ainda não será uma ampliação de trajeto.

– A aquisição será uma substituição de outros dois veículos que deverão ser retirados do serviço de transporte escolar em 2022, em cumprimento à legislação vigente para transporte escolar que prevê a vida útil do veículo de no máximo 12 anos nessa funcionalidade.
Os micro-ônibus aposentados ainda não tem destino certo, mas possivelmente serão utilizados em outra secretaria ou em outra função de transporte que não a linha escolar.

– O investimento total será de R$ 773.666,00. Os veículos serão adquiridos através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Ministério da Educação. O pregão presencial do processo licitatório deve acontecer em 29 de setembro.