Sapiranga adota medidas buscando zerar as filas de espera para exames

Sapiranga – Durante todo este ano de 2021, várias medidas estão sendo adotadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, para proporcionar um melhor atendimento para a comunidade de Sapiranga. Os últimos 18 meses foram de desafio para qualquer nível de gestão em saúde. A pandemia obrigou que cirurgias, tratamentos e exames fossem adiados, gerando um acúmulo que agora começa a ser resolvido.

 

O primeiro movimento foi a aquisição de um pacote de 500 exames de tomografia com contraste, junto à Clínica Intra. Esse tipo de exame é disponibilizado pelo Estado, mas não consegue atender à demanda, já que a maioria é do tipo sem contraste e em média são 20 exames mensais, o que acaba acumulando a espera e gerando uma fila. Em agosto foi realizado o investimento de R$ 95 mil nestes exames e já no início de outubro foi anunciado pela prefeita Carina Nath que a fila estava prestes a ser zerada.
Na mesma intenção, outro convênio foi anunciado, desta vez com laboratórios da cidade, buscando agilizar os resultados de exames laboratoriais (sangue, fezes e urina). O mutirão vai acontecer nos meses de outubro, novembro e dezembro. A secretaria ressalta que se trata de uma medida complementar para exames não realizados junto ao Laboratório Municipal.

 

 

A otimização dos exames proporciona agilidade para todo o processo de atendimento

“A preocupação da Administração com a saúde da população e a oferta do serviço de saúde com qualidade e eficiência são os fatores que determinaram estes investimentos, uma vez que os exames laboratoriais e os de imagem, conforme foi solicitado pelo médico, são muito importantes para a obtenção ou confirmação do diagnóstico, sendo fundamental que seja realizado em tempo hábil, otimizando o atendimento e possibilitando que o paciente realize os exames solicitados o mais breve possível “, destaca a secretária de Saúde, Janete Hess.

Ações para agilizar os exames