Sapiranga abre concorrência para obras de ampliação e reforma da sede da prefeitura

Atual prédio da Prefeitura de Sapiranga será ampliado e licitação ocorrerá em 12 de agosto Foto: Arquivo/JR

Sapiranga – A Prefeitura projeta utilizar até R$ 2,7 milhões para reformar o segundo e o terceiro andar do atual Centro Administrativo, e, ainda, construir um novo anexo na parte Sul (ou seja, junto ao atual estacionamento), para abrigar os setores e repartições públicas da Administração.

A concorrência 9/2020 contou com a elaboração dos estudos de arquitetura e engenharia da Hajel Projetos e Consultoria Empresarial, de Lajeado. No novo anexo, que está previsto para ser construído em concreto armado e que terá outros três andares, funcionarão a Secretaria da Fazenda (1º andar), a Secretaria de Planejamento (2º andar) e o setor de Tecnologia da Informação ocupará todo o 3º andar do novo prédio.

Por outro lado, na atual estrutura do Palácio das Rosas (nome da sede administrativa da Prefeitura), a previsão é de reforma do 2º e do 3º andar, além de adequações em todo o 1º andar. Em resumo, estes ambientes passarão por intervenções nas instalações elétricas e de tele-dados (rede de informática). O terceiro andar passará ainda por substituição do quadro geral de energia elétrica. Ainda está prevista a substituição e ampliação da rede elétrica que parte da subestação até o quadro geral e que distribui a energia para os setores da Prefeitura.

Empresa será conhecida em agosto e recurso possui origem em financiamento de 2019

O resultado da licitação que definirá a empresa vencedora do processo licitatório será conhecido em 12 de agosto. O recurso para a obra possui origem no financiamento com o Banco do Brasil nº 20/00500-8. Na intervenção, a maior desde a construção do atual Centro Administrativo, prevê a utilização de até R$ 2.718.107,10 na iniciativa.

Prefeitura explica os investimentos

A necessidade de rever toda a estrutura física do atual Centro Administrativo partiu da avaliação da prefeitura em proporcionar resultados mais satisfatórios no atendimento ao cidadão.

Em resposta ao Grupo Repercussão, a assessoria de comunicação destacou que a ampliação do prédio administrativo é para atender melhor a comunidade, dentro dos parâmetros mínimos, e para poder proporcionar um atendimento à altura que os cidadãos merecem.

A prefeitura explicou ainda que a Secretaria da Fazenda será ampliada (ou seja, ocupará a atual estrutura e mais o primeiro andar da ampliação do prédio que será construído junto ao estacionamento).

Entenda a necessidade da ampliação da Prefeitura

No segundo andar do novo prédio que será erguido ficará a Secretaria de Planejamento, que terá o seu espaço ampliado: “Isso proporcionará a contratação de mais técnicos e um espaço exclusivo para o setor de geoprocessamento”, destaca a nota da Prefeitura, enviada ao Repercussão.

O terceiro andar do novo prédio abrigará o setor de TI: “O município pretende dar um salto tecnológico a partir da construção de um novo Data Center, aumentando a capacidade de ofertar mais serviços e com segurança dos dados, melhor qualidade e reduzindo o gasto público através das ferramentas tecnológicas”, detalha a nota da Prefeitura de Sapiranga.

Outra qualificação que a Prefeitura argumenta que dará mais autonomia aos trabalhos públicos no Centro Administrativo é a aquisição de um novo servidor de dados e também um gerador de energia.

Além disso, um segundo anexo foi reservado, exclusivamente, para área de serviço e atenderá ao funcionário: “Neste ambiente, haverá refeitório, cozinha, área de serviço e sala para os motoristas”, detalha a nota. A atual área de estacionamento continuará reservada à parte da frota e aos veículos oficiais.

Após a definição de qual empresa será responsável por executar a obra, ela terá 12 meses de prazo para concluir os trabalhos. Com isso, a expectativa é garantir uma vida útil de mais 20 anos com todo o acréscimo de estrutura ao atual Centro Administrativo. Outra particularidade observada no projeto de ampliação recai sobre a acessibilidade através da instalação de elevadores: “A cidade cresceu muito e com isso a demanda no serviço público na parte administrativa”, cita a nota.