Sapiranga 67 anos: Museu Municipal e suas reformulações

O último ano foi de reformulações e mudanças no Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer. Tanto a parte diretiva como o espaço de exposição foram renovados e reorganizados.

 

A partir de agora, todo o mobiliário e objetos que compunham a casa do colono foram realocados à Casa do Imigrante, localizada no Parque do Imigrante, para simular uma casa que retrata o ambiente doméstico de imigrantes alemães e seus descendentes. Dessa forma, o museu do centro passa a mostrar os aspectos da cultura local, preservando sua “Venda Colonial”, ponto principal da exposição. Outro setor renovado foi o acervo bibliográfico. Boa parte dos arquivos foi revitalizada e catalogada para melhor manuseio e revitalização. Alguns documentos tiveram que ser descartados pelas condições precárias que estavam. Além disso, um dos planos para o futuro é a digitalização de todo o acervo para evitar o uso manual de todos os arquivos, preservando-os e evitando maiores desgastes.

Daniel Gevehr, diretor do museu “No último ano, o museu passou por várias mudanças, sua estrutura interna, seu acervo, ou seja, o museu está de cara nova”.

Para acompanhar toda a renovação pela qual o ponto histórico de Sapiranga foi submetido, os visitantes podem conhecer o Museu Municipal na Av. 20 de Setembro, nº 3670, bairro Centro.