Sapiranga 67 anos: Luciane Koetz, a força da mulher nas Obras em Sapiranga

Luciane Koetz começou sua história na Prefeitura de Sapiranga há 28 anos, sempre na área dos serviços gerais; há 15 anos se dedica na Secretária de Obras Foto: Reprodução

Natural da Cidade das Rosas e do Voo Livre e moradora, desde seu nascimento, do bairro São Luiz, Luciane Raquel Koetz, de 48 anos, é um exemplo a ser seguido.

 

Mulher batalhadora, teve seu primeiro emprego na área calçadista, ramo tão popular entre os sapiranguenses. Mas foi em maio de 1994 que Luciane começou a traçar sua história dentro da Prefeitura de Sapiranga, estando presente, desde o início, no setor de serviços gerais.
Nesses 28 anos prestados, Luciane trabalhou entre 1994 e 2002 em Unidades de Educação Infantil e Escolas do município, fazendo a limpeza destes lugares e também nos cuidados das crianças; de 2002 a 2006 como vigilante; em seguida fez parte da Secretaria de Obras e esteve presente durante um ano na Secretaria de Trânsito, onde auxiliava o responsável pelas pinturas de sinalização viária. Atualmente, de volta às Obras, faz parte da equipe que faz limpeza de galhos, lavagem de carros públicos e máquinas, abastecimento de caminhões, etc.
Mas nem sempre foi fácil, a trabalhadora conta que sofreu preconceito no início, visto que a área da qual trabalha é predominantemente ocupada por homens. “No começo senti muito preconceito mas logo o pessoal se acostumou comigo. Hoje me sinto bem trabalhando na Secretaria de Obras”, comenta Luciane, que faz parte desta secretaria há quase 15 anos.