Sapiranga 67 anos: Ferrovia fez parte da rotina de Sapyranga

Após a construção da primeira etapa da estrada de ferro, entre Porto Alegre e São Leopoldo, em 1874, veio a conexão com Novo Hamburgo, em 1º de janeiro de 1876. E, posteriormente, a estrada de ferro foi estendida até Taquara onde chegou em 15 de agosto de 1903, alcançando Gramado em 1920 e Canela em 1924.

Quase quarenta anos depois, em 1963, o trecho da estrada de ferro entre Novo Hamburgo e Canela foi desativado.
A chegada do transporte ferroviário, em Sapiranga, conforme a historiadora Denise Nath, ocorreu a partir da percepção do Governo Estadual em estender a estrada de ferro para as áreas de colonização alemã, onde se concentrava a produção agrícola.
A companhia inglesa The Porto Alegre and Neu Hamburg Railway Limited foi a responsável pela construção da linha de 43 km. Eram duas estações principais (Novo Hamburgo e Taquara), sete estações secundárias e três paradas.

Povoados

Os trens que circulavam em Sapiranga eram trens de passageiros, mistos, de carga, de lastro e carro motores. Os horários, preços de passagens, bagagens e encomendas, normas de conduta nas viagens eram regulamentadas pela Viação Férrea do Rio Grande do Sul (V.F.R.G.S). Os horários dos três diários quem passavam por Sapiranga eram ao total 16, que partiam de Taquara ou Porto Alegre.
A aceleração do processo de urbanização de Sapiranga ocorreu a partir de 1920 a 1930. A linha férrea serviu de base para esse desenvolvimento demográfico, que viu surgir povoados de Araricá e Campo Vicente. Mapas dessas décadas revelam casas comerciais, moradias, salões de baile, igrejas, áreas esportivas próximas da estação e em ruas paralelas. Em 1960 quando chegou ao município a estrada de rodagem estadual ela perdeu muito de sua importância. Com isso, a expansão urbana passou a ocorrer de forma desordenada ao redor da atual RS-239.