Sapiranga 67 anos: Cidade das Rosas agora possui local de produção da flor-símbolo

Se há um ano atrás o projeto para que a rosa, flor que intitula a cidade, possuísse um local especialmente dedicado para a sua produção e cultivo era apenas um sonho, hoje, já é uma realidade.

O Horto das Rosas é gerido pela Prefeitura de Sapiranga e tem como principais objetivos é fomentar o turismo, abastecer os canteiros do município, promover a educação ambiental e testar técnicas de produção de rosas, em pequena escala, a fim de definir métodos quali e quantitativos viáveis.
Coordenado por Fabiana Haubert, o Horto, em sua fase piloto, está dentro do Centro Municipal de Estudos Ambientais (CEMEAM), localizado no bairro Ferrabraz. “Estão sendo aplicadas, temporariamente, técnicas indicadas na literatura, adaptadas para as condições de solo e clima locais. Trata-se de um estudo que tenta viabilizar a produção Municipal de mudas de roseiras e, futuramente, contribuir com os plantios nos canteiros urbanos municipais”, comenta a coordenadora.
Em agosto do último ano, ainda em sua fase de testes, foram plantadas 1.055 estacas de rosas. Destas, 286 sobreviveram, estão enraizadas no solo e serão transferidas para o vaso no momento em que o clima estiver propício.
Como foi projetado em seu início, a ideia segue sendo levá-lo para o Morro Ferrabraz e o ampliar onde é o atual pátio das máquinas da Secretaria de Agricultura. “Apesar de não chegarmos nesta fase ainda, vamos ampliá-lo. Vamos organizar as garagens dos carros da Secretaria de Agricultura, pois neste espaço é possível fazer a garagem para as máquinas e o Horto ao lado”, comenta a prefeita da cidade, Carina Nath.
“Não somos a Cidade das Flores, somos a Cidade das Rosas, onde tem flor, será substituída pela Rosa, claro, gradativamente, não vamos arrancá-las. Faremos reposições com as rosas”, finaliza a prefeita.