Sapiranga 67 anos: Centro Municipal de Proteção e Bem-estar Animal

Foto: Divulgação

Um dos pilares de qualquer sociedade é o cuidado com todos aqueles que a compõem. Esta medida deve-se estender, principalmente, para os mais indefesos e que necessitam de uma ajuda individual, como é o caso dos animais. Em Sapiranga, o Centro Municipal de Proteção e Bem-estar Animal (Cempra), é a entidade responsável por esta atenção especial e é quem ajuda os seres desprotegidos do município.

 

Entre os principais objetivos do Centro está a castração de animais. Esta ação, juntamente com os atendimentos de emergência realizados aos bichinhos que estão na rua, integram o grupo de atividades realizado pelo espaço que seguem a responsabilidade social e o controle das populações de cães e gatos, por exemplo. A castração é realizada nos animais sob tutela das famílias de baixa renda e para outros que estão sob proteção de protetores cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica.

O Cempra atua somente em Sapiranga e é mantido pela Administração do município. Brenda Dickmann, uma das responsáveis pela manutenção do local de cuidado aos animais, considera que, atualmente, Gestão e população estão engajados na causa animal e vê isso de forma positiva. “O Poder Público está empenhado na causa, pois entende a importância, tanto para a proteção e o bem-estar animal, quanto para a saúde pública. Tanto o Poder Público quanto a população estão comprometidos com a causa”.

Neste momento de consolidação em Sapiranga, o objetivo do Cempra é ampliar os serviços prestados aos animais de rua, em situação de risco ou que precisam de atendimento clínico.

Nova campanha de adoção animal

Uma das novidades que destaca no Cempra é a nova campanha de adoção lançado pelo espaço, o DogFlix. Através desta iniciativa, o intuito maior é atrair, de forma divertida e inusitada, novos moradores da região para adotarem os cães que estão buscando um novo lar. “A ideia surgiu juntamente com o departamento de comunicação. Nossa paixão por séries nos inspirou e tivemos um retorno positivo da campanha”, conta Brenda Dickmann, uma das profissionais engajadas na causa.

Por ser o único órgão oficial a realizar a função de mantenedor e cuidador dos animais, o Centro, por vezes, acaba atingindo sua capacidade máxima de bichinhos e, por isso, a alternativa encontrada nesta campanha vem sendo um atrativo a mais. “Tínhamos muitos filhotes fofinhos que, as vezes, não tinham visibilidade. Porém, com o DogFlix, conseguimos um alcance muito maior”, explica Brenda.