Sapiranga 67 anos: Carina revela ações planejadas para alavancar a área do turismo

Existem milhares de pessoas em todo o Estado e até pelo país sedentas por conhecer e desbravar novos cenários em meio à natureza. Sapiranga com o seu Morro Ferrabraz, cascatas e a sua Mata Atlântica preservada possui os requisitos necessários que todo o aventureiro procura.

 

Neste sentido, uma das articulações da prefeita Carina Nath para alavancar a área do turismo é sensibilizar deputados federais para a destinação de recursos para a efetivação de projetos na área turística. “Estamos articulando com um deputado federal para conseguirmos uma emenda parlamentar para colocarmos em prática um roteiro de cicloturismo. O projeto está pronto e o nosso desejo é mostrar o que temos a oferecer aos turistas. A ideia é estruturar pontos de parada com água, bebedouro, ponto para encher o pneu e para descanso. O turista vem hoje para o Morro Ferrabraz, anda de bike, mas precisamos de pontos adequados para receber esse turista”, pondera a prefeita.
O incentivo a outras modalidades também preocupa a Administração. ” Temos os incentivos aos esportistas que vão, inclusive, para fora do país. Não só o futebol. Temos campeonatos que valorizamos, mas também apoiamos o kickboxing, o downhill, que os guris estão viajando para fora do país, e a Prefeitura é apoiadora desses esportistas. Precisamos mostrar para as crianças que temos outros esportes que podemos praticar e que seremos referência na região. Temos esse relevo que é fenomenal. Temos uma servidora que fez toda a estruturação e leitura da cidade. Temos o relevo que é excelente para o esporte de aventura. A ideia é essa, buscar esses turistas nas agências e ao invés deles irem só para Gramado e Canela, que entrem aqui e conheçam nossos potenciais. Temos o voo livre, o paraglider e a asa delta. Esses esportes também conseguimos vender aos visitantes para praticá-los. Além disso, queremos sensibilizar os restaurantes para que abram aos domingos, pois precisamos ter a estrutura necessária para receber essas pessoas aos domingos”, projeta Carina.

Fortalecer o lazer – Praças em bairros

Quando o sapiranguense pensa em espaço de lazer, o primeiro ambiente que vem na cabeça na área urbana é o Parque do Imigrante. Consciente de que é necessário abrir o leque e ofertar novos ambientes de convívio social e de lazer para a população, a prefeita Carina Nath entende que é preciso descentralizar e criar novos espaços públicos adequados para que a população não tenha apenas uma única opção.

“Eu não sou a prefeita do asfalto. Quero oferecer para a comunidade, além da educação e da saúde, estruturas de lazer. Quando se pensa em lazer logo vem em mente o Parque do Imigrante. Mas, é preciso decentralizar e oferecer espaços adequados no bairro São Luiz, na Morada São Luiz, tudo para contribuir com a mobilidade urbana. O que vamos fazer são investimentos nas praças dos bairros. Temos projetos de remodelagem de praças e queremos a parceria da comunidade para revitalizar algumas praças, pois são projetos com um valor um pouco mais alto, mas se sensibilizarmos a comunidade, conseguiremos melhorar. Temos uma pracinha projetada para o bairro Floresta, outra no bairro Oeste e no bairro Ferrabraz. Queremos utilizar materiais mais rústicos e que possuam grande durabilidade. Em outros locais, quando contarmos com emendas de deputados, vamos integrar pistas de caminhada com piso tátil, academia, praças coloridas, bancos e iluminação.”