Sapateiros enfrentam fila, em Nova Hartz, para solicitar exclusão de contribuição sindical

Região – Centenas de trabalhadores se dirigem até a sede do Sindicato dos Sapateiros, em Nova Hartz, para solicitar a exclusão do cadastro da contribuição sindical obrigatória. Desde o início da manhã, por volta das 8 horas, dezenas de pessoas formaram fila em frente ao escritório. A fila é para comunicar ao Sindicato dos Sapateiros que não desejam terem descontado o valor de 5%, no salário base do mês de setembro.

Contrariados com o atendimento individual, ou seja, um por um, que provoca a formação de longas filas, pois há poucos funcionários do Sindicato atendendo, os trabalhadores têm alertado essa falta de sensibilidade por parte dos responsáveis do sindicato. Entre as principais queixas dos trabalhadores recai sobre o tempo de espera, que em alguns casos, está em mais de 1h30. “Já estou aqui na fila há uma hora e meia, sendo que o tempo limite para voltar para a fábrica é até às 14h30. Ou seja, além sofrer desconto nesse turno, perderemos esse valor no próximo mês e o rancho que a empresa repassa”, cita Thamires da Silva, 25 anos, trabalhadora da Calçados Via Marte, de Nova Hartz, e uma das que criticou a lentidão no sindicato local nesta sexta-feira.

Sindicato argumenta

O presidente do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga (e que engloba ainda Araricá e Nova Hartz), explicou que a fila é normal, pois houve uma concentração grande de trabalhadores no mesmo momento. “Mas, estamos recebendo àqueles que desejam solicitar a exclusão da contribuição sindical até a próxima quarta-feira (dia 4)”, explica Julio Cavalheiro, alertando sobre a data limite para solicitar a comunicação do trabalhador ao sindicato, de quem não deseja ter descontado este valor.