Santander compra GetNet por mais de R$ 1,1 bilhão

Campo Bom – Um negócio bilionário levou às manchetes dos jornais especializados em negócios o município de Campo Bom. Isso porque o banco espanhol Santander, anunciou no início desta semana, a compra da GetNet (empresa que fica às margens da Av. dos Municípios, no bairro Santa Lúcia, e é especializada em transações eletrônicas através de cartões e call center), por mais de R$ 1 bilhão – cerca de 500 milhões de dólares. A parceria entre Santander Brasil e a GetNet iniciou em 2010, quando ambas criaram a Santander GetNet Serviços para Meios de Pagamento.
A GetNet começou a operar no Rio Grande do Sul através da bandeira Good Card. No início do negócio, a GetNet possuía oito funcionários em uma sala de cem metros quadrados. O primeiro grande salto veio em 2004, quando a empresa foi a precursora na recarga de celulares pré-pago.
Mudanças anunciadas
Em comunicado ao mercado, o banco informa que o acordo prevê a transferência do controle da totalidade das operações realizadas pela GetNet e suas coligadas, o que inclui: a captura e o processamento de operações com cartões; operações de adquirência; operações de antecipação de recebíveis oriundos dos negócios de adquirência; negócios verticais, os quais compreendem: recarga de telefonia celular, bilhetagem, correspondente bancário; soluções integradas na plataforma de captura; todas as atividades desenvolvidas pela GetNet; e operações de tele atendimento (call center) que dão suporte às atividades de adquirência.
GetNet integrou programa de incentivo
Fundada em 2003, em Campo Bom, no Vale do Sinos, a GetNet é uma empresa se especializou em transações eletrônicas — como cartões de crédito e débito, recargas de celular, de bilhetes de transporte, de cartões pré-pagos, além de correspondente bancário e consulta à Serasa.
Atualmente, a GetNet possui 2,7 mil funcionários, em Porto Alegre e Campo Bom, além de unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e demais capitais brasileiras, assim como no Chile.
A GetNet possui uma rede credenciada superior a 500 mil estabelecimentos comerciais. Em 2013, faturou R$ 3,7 bilhões, com um resultado operacional, descontado de pagamento de juro, impostos, depreciação e amortização de  R$ 200 milhões.
Na área de infraestrutura, a GetNet possui capacidade de crescer em até dez vezes a base de operações, conforme comunicado do banco espanhol ao mercado financeiro. A GetNet faz hoje 500 milhões de transações com cartões em todo o país.
Entre os anos de 2007 a 2008 a GetNet participou do Programa de Incentivo à Geração de Emprego (Pige), da Prefeitura de Campo Bom. Em 2010, através de um programa de qualificação profissional apoiado pela Prefeitura, a empresa contratou 50 jovens, para atuarem na área de call center da empresa, que está no município desde 2003.
A expectativa é de que os empregos dos funcionários que trabalham em Campo Bom sejam mantidos e não afetem a economia local.