Salas de aula recebem pintura através das mãos de voluntários em escola de Nova Hartz

Exemplo em Nova Hartz: sala de aulas foram todas repaginadas pelas mãos de voluntários (Foto: Divulgação)

Nova Hartz – Cada um se doando um pouco, o resultado chega. Foi com esse pensamento, de que a união faz a força, que todas as salas de aula da escola municipal de ensino fundamental Maria Almerinda Paz de Oliveira, no bairro Campo Vicente, foram repaginadas e aguardam, assim que possível, a chegada dos estudantes.
O retorno das aulas presenciais estava previsto para esta segunda-feira, dia 22, no entanto, em razão da bandeira preta, do distanciamento controlado do Estado, as aulas permanecem suspensas. Mas, quando os alunos retomarem os estudos em sala de aula, serão surpreendidos. Isso porque um grupo de voluntários arregaçou as mangas e repaginou os espaços, com limpeza e nova pintura.
A vice-diretora, Edinara Caetano dos Santos, conta que a iniciativa de pintar as salas partiu de um pai. “É uma família nova na escola. Quando eles vieram fazer a matrícula, logo se colocou à disposição para ajudar. Foi quando surgiu a ideia da pintura das salas, que também é um trabalho que ele entende”, conta ela. O pai, então, contou com a ajuda de mais três colegas dele e, no feriadão de Carnaval, decidiram pintar todas as salas. Um grupo de cinco professores também auxiliou no trabalho.

Secretária de Educação observa as salas ao lado das colegas da escola: “trabalho de dar orgulho” (Foto: Melissa Costa)

Comércio do bairro ajudou com a doação de material

Além da mão de obra, a escola também contou com a doação de todo material utilizado, desde as tintas até pinceis e bandejas. “Fomos no comércio do bairro e todos ajudaram de alguma maneira. Ninguém nos negou ajuda. Todo conjunto da ação na nossa escola foi um exemplo; estamos orgulhosos demais. Tanto da família que puxou a frente quanto dos professores que seguiram pai e o comércio que fez as doações”, destaca a coordenadora Ana Paula Nunes Oliveira.

“Um grande orgulho”

A secretária de Educação, Veronice Zandoná, visitou a instituição do Campo Vicente e observou de pertinho, na semana passada, o trabalho feito pelos voluntários. “Trazer os pais e a comunidade para dentro da escola é um desafio constante. Então, ter esses pais que voluntariamente se colocam à disposição, que ajudam na organização da escola, a manter a escola, é um orgulho imenso, é uma forma de educar. E essa é uma das funções da escola e a Maria Almerinda está de parabéns por essa iniciativa, assim como esse pai excepcional, que ele seja exemplo para muitos outros seguirem, não somente na questão de obras, mas de vir para a escola, de colocar-se a disposição”, destacou ela.

Importante ajuda financeira ao município 

Além do exemplo de solidariedade e de envolvido com a escola do filho, a secretária Veronice ressalta a importância da ação no âmbito financeiro. “A parte financeira nem se fala. No Poder Público, é tudo muito moroso. Nós queremos fazer a pintura das escolas, mas nós dependemos de licitação e isso demora. Ela ainda não está pronta, então, nós vamos conseguir fazer a pintura externa da escola durante o ano letivo. A interna precisa ser em período de férias”, disse ela, ressaltando, ainda, o bom exemplo. “Que bom que tivemos a iniciativa dos pais, professores e equipe diretiva, de todas essas pessoas que fizeram isso acontecer, independente da prefeitura”.