Sala de aula aberta para novos aprendizados

Na escola | Maria Emília de Paula abre a sala de aula e utiliza o Repercussão como fonte para o ensino

Com a presença cada vez maior dos meios de comunicação nas nossas casas, através de diferentes plataformas de informação, é possível compreender que a formação das pessoas não é mais uma tarefa exclusiva da família e da escola, tampouco de pais e professores. O rádio, a televisão e o jornal, em especial, influenciam muito na maneira que pensamos, sentimos e nos comportamos. E é nesse contexto direto que a comunicação tem uma relação muito forte e permanente com a educação.

Desta forma, consciente do papel fundamental que os meios de comunicação possuem no aprendizado dos estudantes, é que a professora Ceni Aparecida Alves da Silva, do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula, do bairro Vila Irma, em Sapiranga, desenvolveu em julho de 2016, um projeto diferenciado com os estudantes, utilizando, entre outros periódicos, o Jornal Repercussão.

A primeira etapa aplicada com os estudantes foi reservada para a apresentação da estrutura dos jornais e os respectivos temas que são discutidos em suas edições. Nesta oportunidade, a professora Ceni mostrou os diferentes assuntos que podem ser tratados dentro de uma mesma edição. “Além disso, os estudantes usaram o próprio jornal como fonte de pesquisa para a produção de um folhetim”, comenta a professora. Ceni explicou ainda que a atividade ajudou a orientar sobre a função da imprensa na vida dos estudantes e para a sociedade.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664