Saiba onde o seu município avançou na área da educação

Região – A educação é uma das principais prioridades nos governos municipais das cidades da região. Desde o início dos novos mandatos dos prefeitos, em janeiro de 2013, as secretarias têm investido na melhoria de espaços, para aumentar a qualidade do ensino oferecido às crianças e jovens.
Campanhas de alfabetização de jovens e adultos, para diminuir as taxas de analfabetismo também são alguns dos métodos que as pastas da educação têm utilizado para diminuir as desigualdades sociais.
Em Sapiranga, cidade que mais investiu em educação no ano passado entre os municípios de abrangência do Jornal Repercussão (até por ser o município com maior número de habitantes), é possível destacar um avanço de quase 20% em investimentos na área, de 2011 para 2013. Confira ao lado a tabela com os investimentos realizados nos municípios.
Saiba quais os principais focos das secretárias até 2016
“Desde que entrei no cargo de secretária, meu foco sempre foi promover a qualificação constante da educação em Sapiranga. Promovemos periodicamente reuniões abrangendo as diferentes áreas de atuação na educação, dentre elas, reuniões com técnicos e professores atuantes na educação especial, professores do Projeto Intensivo da Educação de Jovens e Adultos, diretores e coordenadores, em momentos distintos, além de visitas sistemáticas do setor pedagógico nas escolas municipais. Sabemos que há um longo caminho a ser percorrido, mas temos a certeza de que, atuando em equipe, poderemos cada vez mais qualificar a educação de nossas crianças e adolescentes, culminando assim numa sociedade mais digna, igualitária e capaz”.
 Maria Fátima de Souza, sec. de educação de Sapiranga
“O objetivo na educação é investir na elevação do nível de escolaridade da população, melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis, redução das desigualdades no acesso e permanência na educação e aperfeiçoamento,  e ampliação da participação dos profissionais da educação e da comunidade na elaboração da proposta pedagógica da escola e a participação das comunidades. Atualmente atendemos mais de 80% da demanda na faixa-etária da Educação Infantil através de ações de reforma e ampliação de escolas. Uma de nossas metas até 2016 é universalizar a educação infantil na pré-escola para crianças de quatro a cinco anos, e ampliar a oferta de educação infantil em creches atendendo no mínimo 50% das crianças de até três anos”.
Eliane dos Reis, sec. de edu. de Campo Bom
“Na Educação Infantil, atualmente é atendida toda a demanda manifesta a partir dos três anos de idade, em seis escolas municipais e três escolas privadas, onde ocorrem compras de vagas. A Escola Leonel de Moura Brizola é pólo na Educação Inclusiva, sua sala de recursos multifuncionais conta com uma professora especializada que atende a demanda das demais escolas infantis. Temos sete escolas em nível Fundamental. Desde 2013 três dessas escolas oferecem turno integral e nas demais ocorrem os projetos do Programa Municipal de Educação Cidadã, em contraturno escolar. Neste ano ocorre mais uma edição do “Pacto pela alfabetização na idade certa” para as professoras alfabetizadoras da rede em pareceria com o Governo Federal”.
Giseli Adriana Schons, sec. de educação de Nova Hartz
“Desde o ano passado a secretaria de Educação de Araricá avançou em aspectos importantes, como na permanência em primeiro lugar no ranking de atendimento à Educação Infantil no estado, abertura da EMEI Ardi Darcy Schmidt e outras turmas nas demais EMEIs, oferta de novas oficinas no turno integral (todas as escolas de ensino fundamental  oferecem até o 5º ano),  projetos de  educação ambiental, realização de capacitações para servidores e formação continuada. Em 2014, iremos concluir a atualização dos planos de estudos para nortear os professores de maneira adequada, iniciar a construção de nova escola de ensino fundamental e melhorar a infraestrutura e aquisição de novos equipamentos para as escolas”.
Cátia Helena da Silva, sec. de educação de Araricá
Principais avanços em Sapiranga
Dentre os principais avanços que a secretaria tem executado, destacam-se:
A reformulação dos Planos de Estudos; capacitação docente de maneira efetiva abrangendo as diferentes áreas do conhecimento; promoção de cursos relacionados às avaliações externas; implementação do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa na educação de jovens e adultos; reformulação das apostilas curriculares do Projeto Intensivo; implementação de turmas de EJA no diurno e estabelecimento de parceria com escola de dança, ballet e jazz, para os alunos do ensino fundamental, além da continuidade dos projetos já existentes na rede.
Principais avanços em Campo Bom
Desde o início de 2013 é possível destacar os seguintes avanços na educação, tais como:
Construção das escolas EMEI Bem Viver e EMEF Morada do Sol; reforma, ampliação e adequação de diversas Escolas Municipais, obras concluídas na EMEF Presidente Vargas, EMEF Marques do Herval, EMEF Princesinha e EMEF Princesa Isabel, MEI Estrelinha Azul (área coberta);  EMEI Arco-Íris, EMEI Casa da Criança; implantação do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa – PNAIC; EJA séries iniciais e finais; aquisição de câmeras de vigilância em  escolas de ensino fundamental que atendem os anos finais e ampliação do atendimento de alunos da educação infantil e de alunos em turno integral.