Saiba onde encontrar produtos naturais e sustentáveis na Cidade das Rosas

Produtos podem ser encontrados no instagram @isis.ecostore Fotos: Divulgação

Por Caroline Waschburger

Sapiranga – Optar por produtos que causam pouco ou nenhum impacto ao meio ambiente tem se tornado cada vez mais comum entre a população. E foi a consciência de como todo o lixo que produzimos afeta nosso planeta e de que muitos dos produtos que utilizamos são nocivos ao corpo e à natureza que Júlia Kunzendorff Schneider, de 20 anos e técnica em química, criou a Ísis.

“Sempre fui uma pessoa preocupada com as questões ambientais e com a quantidade de lixo que produzimos. Só comecei a entender os riscos dos cosméticos convencionais para nossa saúde e para o meio ambiente após assistir uma aula sobre esse assunto. A partir daí fiquei decidida que queria aprender mais sobre a cosmetologia natural, vegana e biodegradável e levar isso para a minha vida e para a de outras pessoas”, explica Júlia. Os sabonetes produzidos pela marca são feitos a partir de óleos vegetais (como azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, entre outros), água destilada, hidróxido de sódio, óleos essenciais, antioxidantes naturais e também podem ser utilizados corantes naturais. Júlia ainda explica que a formação do sabonete consiste numa reação entre as gorduras vegetais e o hidróxido de sódio (soda cáustica), chamada de reação de saponificação, em que se forma a barra de sabonete e glicerina (todo o hidróxido de sódio é consumido na reação e com isso não apresenta risco algum após a barra estar pronta).

De acordo com a técnica em química, a principal diferença entre os sabonetes industriais e os naturais é que nos industriais a glicerina é retirada para ser vendida, são utilizadas gorduras de origem animal e são adicionados aditivos sintéticos e derivados do petróleo, que não se biodegradam e causam problemas para nossa saúde por serem muito agressivos enquanto nos naturais a glicerina é mantida, apresentando propriedade hidratante. Não são utilizadas gorduras animais e os aditivos são todos naturais e biodegradáveis, que cuidam da nossa pele sem agredir nossa saúde, nem nosso planeta.

Ísis e Biolavanda Eco trazem produtos sustentáveis

Biolavanda Eco: produtos reutilizáveis

A Biolavanda Eco surgiu da vontade de empreender com sentido e impacto de três irmãs sapiranguenses: Viviane Müller, Betânia Müller e Thauana A. Müller. “Encontramos então nos Bio absorventes e fraldas de pano essa oportunidade. Não basta falar sobre sustentabilidade, é preciso viver a sustentabilidade e agregar atitudes ao nosso dia a dia”, explicam. Através da produção de bioabsorventes, fraldas de pano ecológicas e outros produtos como tapetes pet, kit demaquilante, necessairs, entre outros, as irmãs contribuem para um mundo com menos lixo. Os produtos da Biolavanda são confeccionados com tecidos nacionais, que podem ir em contato com a pele, tanto da mulher, quanto do bebê. “Cada tecido desempenha uma função na composição dos produtos. Alguns tecidos são reaproveitados, principalmente os retalhos das fraldas e os tecidos, que recebemos de doação das artesãs, conseguimos com eles produzir o saquinho para guardar o bioabsorvente”, dizem.