Sabor local: Grünberg apresenta a sua American West Coast

Após lançar a sazonal Brut 505, em 2019, agora, a Grünberg Craft Beer, de Sapiranga, lançou a sua American West Coast (mais conhecida como Califórnia Common). A intenção de produzir a American West Coast surgiu em 2014, depois de visitar uma cervejaria na Califónia (EUA). Ela possui a base da receita original e é um lote especial com edição limitada. Possui 4,5% vol, EBC: 22 e ibu 33. Quem explica a proposta deste novo rótulo é Joel Silveira, proprietário da marca. “Temos como propósito permanente manter o padrão de qualidade dos produtos e o atendimento, buscar melhoramentos no setor, estar atualizados, apresentar nossos produtos em feiras e eventos e, com isso, buscar o crescimento nos negócios. Os resultados desse trabalho foram promissores e nos motivaram a aumentar a estrutura, com a aquisição de novos equipamentos, contratação de mais colaboradores e a construção da nova fábrica, numa área rural do município. Essa situação nos possibilita ter 100% da nossa produção feita em Sapiranga”, explica Joel.

Essa cerveja teve sua origem vinculada à corrida do ouro nos Estados Unidos. Por volta de 1850, era muito forte a migração de pessoas em busca do ouro na região. Esse movimento motivou a ida de mestres cervejeiros da Alemanha para lá com a missão de produzir cerveja aos mineradores. Ocorre que, à medida que chegaram e se instalaram, eles tiveram muitas dificuldades para produção da desejada Pilsen, pois o ambiente é completamente diferente da Europa.

Uma das principais diferenças está na fermentação, que ocorre a uma temperatura mais alta, mesmo utilizando levedura do tipo Lager. Outra característica distinta é o uso de insumos locais. Foram empregados lúpulos americanos e maltes tostados e caramelizados gerando sabor e aroma próprio. Dessa restrição, surgiu o estilo American West Coast pois os cervejeiros tiveram que adaptar processos e insumos, produzindo uma cerveja híbrida.
Aliás, a previsão é concluir a nova fábrica no primeiro semestre de 2021. “Em função da Covid-19, estamos programando a abertura para o público. Nesse espaço, além da fábrica, teremos um Tap Room e Biergarten, além de toda a infraestrutura para receber os clientes, com loja, banheiros, estacionamento, área de lazer, etc”, projeta.