“Sabemos que essas crianças têm histórias de sofrimento e tristeza, portanto, devemos ter empatia”, diz capitão da BM

Major Beron ajudando na entrega às crianças em Sapiranga Fotos: Melissa Costa

Região – Um esforço de cada lado proporcionou tamanha alegria difícil de descrever. Entre sexta e segunda-feira, a Brigada Militar realizou a entrega dos brinquedos, jogos infantis, máscaras de proteção facial, livros e materiais de higiene, todos arrecadados junto à comunidade na ação “Criança Feliz”. Ela foi uma campanha da Brigada Militar desenvolvida através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em todo o Rio Grande do Sul. Nas cidades do 32º BPM, foram arrecadados 5.110 brinquedos, 3.342 máscaras faciais, 1.341 livros e 419 jogos. O comandante do batalhão, tenente-coronel João Ailton Iaruchewski, conta que a maioria das doações foi destinada às crianças em situação de vulnerabilidade social. “Nosso objetivo foi proporcionar um momento de alegria para essas crianças que já passaram por tantos momentos difíceis”, disse, agradecendo a comunidade.

 

Felicidade e gratidão em lar

As doações foram entregues em casa e lares de passagem, bem como em comunidades carentes. Em Sapiranga, um dos lugares beneficiados foi o Lar São Francisco. A coordenadora Clair Mendel se emocionou. “Recebi a ligação sobre a ação e me emocionei, pois mais do que o valor em si dos brinquedos, livros e demais itens, é a vontade e o esforço em contribuir com as crianças. A maioria delas conheceu a polícia no momento que foi retirada de casa, num dia ruim e doloroso. Hoje, receber presente e carinho, mudou a visão sobre a Brigada”, disse a coordenadora. A alegria com a chegada dos policiais militares foi tanta, que cada criança e adolescente quis tirar uma foto com eles para incluir sua ficha do lar. Para eles, foi um orgulho fotografar ao lado dos policiais. “A nossa felicidade foi imensa, só temos a agradecer a Brigada Militar”.

 

Empatia com quem já passou por tanta dificuldade

O município de Campo Bom foi o que mais conseguiu arrecadar doações. O comandante da corporação, capitão Tiago Reimann da Silveira, reforça que a ação “Criança Feliz” é de suma importância para as crianças, assim como para o efetivo militar. “Além de levar felicidade àquelas crianças que estão em situação de vulnerabilidade social, a ação realizada tem por finalidade aproximar a criança que está em processo de formação social do policial militar, mostrando que o policial está ali para lhe proteger e defender”, pondera o comandante.

O capitão também enfatiza o apoio emocional que as crianças precisam recebe, visto tamanha dificuldade que já passam apesar da pouca idade. “Sabemos que essas crianças têm histórias de sofrimento e tristeza, portanto, devemos ter empatia e nos colocar no lugar e dar carinho e esperança de uma vida melhor a esse futuro cidadão, amenizando assim, um pouco de toda a carga de problemas que já carrega consigo”, completa.