Sábado é o Dia D da campanha de vacinação contra gripe em Sapiranga

Sapiranga – Neste sábado, 4 de maio, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão empenhadas para atender o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em todo o País ocorre Dia D de Mobilização Nacional da Vacinação Contra a Gripe. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família(ESF), além da Unidade de Saúde Especializada(USE) estarão abertas das 8 às 17 horas para realizar as vacinas.

Podem receber a vacina idosos com idade igual ou superior a 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses, e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças cronicas. Também foram incluídos no grupo apto a receber a vacina os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.

Em 2018, a imunização em Sapiranga ultrapassou os 70% nos grupos prioritários. No total, mais de 10,3 mil pessoas inseridas nos grupos prioritários receberam as doses da vacina. Para este ano, a meta é vacinar 90 % nos grupos prioritários. A campanha deve se estender até 31 de maio, podendo ser prorrogada caso as metas estabelecidas não sejam minimamente alcançadas.

Fique sabendo

Não é recomendada a vacina para pessoas com histórico de reação anafilática (alérgico ao antídoto), alergia ao ovo da galinha e seus derivados e que pessoas que apresentem quadro de febre alta. Ao receber a dose podem ocorrer algumas reações, como é comum um leve avermelhamento da pele, endurecimento e dor no local da aplicação. A transmissão do vírus ocorre principalmente através do contato de partículas eliminadas por pessoas infectadas ou no contato com mãos e objetos contaminados por secreções, muito comum em ambientes fechados, e nos lugares com maior número de pessoas concentradas.

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. Nos casos mais agudos pode causar inflamações como otites (inflamação dos ouvidos) e pneumonias, podendo levar à internações ou nas situações mais extremas ao óbito.

Fonte: PMS

Foto: Arquivo JR