Rugas: o que envelhece a sua pele!

Por Dagoberto Lucas Cezimbra Júnior
Farmacêutico responsável da Substância Certa
Fone: 3559-1392

O aparecimento das indesejadas rugas e marcas de expressão são problemas que afetam praticamente todas as mulheres com o passar dos anos. Com os homens não é diferente, no entanto a preocupação deles é um pouco menor.

Estudos revelam que os maiores responsáveis pelos sinais de envelhecimento precoce são os raios solares. “Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro, diria: usem filtro solar.” A frase parece ser meio “clichê”, mas faz todo sentido. Os raios UVA e UVB são responsáveis por 90% dos sinais prematuros de envelhecimento. A radiação danifica o DNA das células, aumenta os radicais livres (átomos ou moléculas liberadas pelo corpo que causam problemas ao organismo), quebra as fibras elásticas e colágenas e ainda provoca manchas.

A má alimentação, ainda frequente nos dias de hoje, também contribui para o aparecimento das “marcas da idade”. Alimentos ricos em nutrientes como selênio, licopeno, flavonoides, coenzima Q10 e vitaminas C, E e A reduzem os radicais livres e atuam na produção de colágeno e elastina. Na falta desses antioxidantes e da hidratação adequada, a pele fica mais flácida e as marcas surgem. Quem é um pouco mais “gordinho” parece ter a pele saudável, mas não é bem assim. Ela só está “esticada”. Basta perder peso consideravelmente que as rugas se tornam visíveis.

O álcool e o cigarro também contribuem e muito para os danos na pele. No caso do álcool, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas provoca o aumento dos radicais livres (eles, de novo!) e barra a absorção de vários nutrientes. Assim, o esforço para andar na linha com a dieta pode ser inútil caso você beba demais. Já o cigarro está logo atrás da radiação solar e é um dos maiores vilões da epiderme. A nicotina quebra as fibras colágenas e elásticas. Resultado: uma pele amarelada, enrugada, manchada e sem vida.

Agora imagine um produto que ajude a disfarçar os poros, rugas e linhas finas instantaneamente. Pois é, ele existe. O cosmético com Efeito Blur da Substância Certa veio para isso. Assim como o nome diz (blur = desfoque, em inglês), a novidade funciona como um tratamento de Photoshop na vida real para corrigir a pele, disfarçando imperfeições.

Gostou? Então venha até nossa farmácia e saiba mais!