Rua Presidente Kennedy deve ter novo asfalto até o fim do ano, em Sapiranga

No momento, intervenções ocorrem para instalar novas tubulações de esgoto para escoamento da água no trecho não pavimentado Foto: Henrique Ternus

Por Henrique Ternus

Sapiranga – A rua Presidente Kennedy já está recebendo melhorias da prefeitura de Sapiranga. No trecho entre a Avenida Flamingos e a rua Porto Palmeira, a via receberá obras como recapeamento, alargamento, calçada nova e drenagem. No momento, estão sendo instalados encanamentos de esgoto, que auxiliarão no escoamento da água onde não há asfalto, evitando alagamentos. A obra compõe o Pacote Floresta, da prefeitura de Sapiranga, que também prevê o asfaltamento da própria Av. Flamingos e a abertura da rua Elis Regina entre o bairro São Luiz e a rua Ernesto Antonio de Paula.

De acordo com o secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, as obras tiveram início na rua Presidente Kennedy, que é a prioridade no momento. As obras na Flamingos e Elis Regina devem ser realizadas após as intervenções na Kennedy. “A Elis Regina é uma obra muito importante, vamos fazer a abertura dela, criando outro acesso que não seja pela Presidente Kennedy”, enfatizou o secretário.

As intervenções tiveram início no dia 19 de junho deste ano, e têm previsão de conclusão para dezembro de 2020. O valor investido nas melhorias é de aproximadamente R$ 2,8 milhões, que é parte de um recurso obtido pela prefeitura junto ao Banco do Brasil no valor de R$ 14 milhões e devem ser destinados a obras de desenvolvimento da cidade.

Moradores relatam problemas

O asfalto atual do trecho da Presidente Kennedy, que será recapeado, é alvo de críticas dos moradores e comerciantes locais. Danilo Leal, de 59 anos, possui uma agropecuária na rua e revelou que diversos clientes deixam de ir até a sua loja devido à má condição do asfalto. Outro dono de loja na rua e morador da região, que não quis se identificar, afirma que vive no local há mais de 40 anos e nunca houve preocupação da prefeitura em realizar melhorias nessa via. Outros moradores, que possuem casa no trecho não pavimentado da rua, e que também preferiram não se identificar, revelaram indignação com o projeto. Apesar do encanamento, que deve aliviar os alagamentos na região, o trecho da rua que será asfaltado não será estendido até suas residências, segundo os moradores. “Quando chove, vira barro e alaga, e quando o tempo seca, a casa enche de poeira. Está sempre sujo”, relataram. De acordo com a prefeitura, o trecho entre a Av. Flamingos e a Rua Porto Palmeira, em torno de 900m de extensão, será alargado, recapeado, e terá calçadas novas com acessibilidade.

Corinha e secretário Regla querem cumprir promessas

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, afirmou no lançamento da obra que a prefeitura está fazendo o que prometeu, e que não podem fazer as coisas pela metade. “Queremos entregar as obras completas e que durem por muitos anos, esta é uma promessa da Administração”, disse. Já o secretário de Planejamento, Carlos Regla, enfatizou a prioridade para a questão técnica na execução das obras. “Estamos fazendo a abertura das valetas e nivelamento, para depois fazer o recapeamento e alargamento, e então terminar com o problema crônico que desde o início da Administração dissemos que faríamos”, declarou.