Rua Elis Regina em Sapiranga tem obras perto do fim e moradores comemoram

Mais uma obra de asfaltamento chega na fase final de execução em Sapiranga, acabando com o pó e garantindo novas alternativas de deslocamento para a população: a rua Elis Regina, no bairro Floresta. A obra realizada pela Administração Municipal é desejo antigo dos moradores, que já utilizam a rua de carro, moto ou caminhando, mesmo sem estar finalizada.

Os trabalhos na via iniciaram em março de 2021, mas a obra precisou ser paralisada para ajustes contratuais com a empresa que executa os serviços. “Neste período, foi necessário encontrar uma alternativa para uma etapa da obra onde estava prevista a colocação de pedras. Somente para a liberação ambiental dessa questão, foram necessários em torno de seis meses”, informa o secretário de Planejamento de Sapiranga, Carlos Maurício Regla. “Também estamos lidando com dinheiro público e por isso buscamos alternativas para esta etapa, onde não foi necessário aditivar o contrato com a empresa e resolvemos através de uma solução em parceria com a Secretaria de Obras”, acrescenta Regla.

Em um investimento que se aproxima de R$ 900 mil, a obra deve ser entregue nos próximos dias com o fim do asfaltamento e a conclusão da sinalização viária. Novas melhorias também estão previstas na rua Elis Regina. “A obra não termina só com o asfalto. Logo na sequência inicia a construção das calçadas em todo esse trecho. Ainda vamos instalar proteções na altura do arroio”, pontua o secretário.

O trecho que recebe as obras se entende entre a rua Ernesto Antônio de Paula e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Floresta.

Fim do isolamento do bairro

Outro avanço citado por Regla com a abertura e asfaltamento da rua Elis Regina é o fim do isolamento do bairro Floresta em casos de alagamento da avenida Presidente Kennedy. “Em dezembro, na grande chuva que atingiu a cidade em um domingo eu estive aqui e como o arroio transbordou, o pessoal já utilizou esse trecho mesmo em obras para conseguir se deslocar, já que a Kennedy estava intransitável”, cita o secretário que destaca que galerias foram instaladas sob o arroio na Elis Regina para evitar que o mesmo problema se repita.

Outra intervenção que ocorre no local é realizada pela Corsan. A companhia de água e saneamento realiza a instalação das redes coletoras, evitando que o asfalto seja danificado posteriormente para executar tais intervenções.

“Objetivo é desafogar a Kennedy”

Carlos Maurício Regla, sinaliza vários aspectos de importância da obra, mas exalta uma grande conquista para a população. “Um dos maiores objetivos é desafogar o trânsito da (avenida) Presidente Kennedy, que tem um trânsito muito intenso”, salienta Regla.

Morador comemora

O industriário Olavo dos Santos, 57 anos, comemora o fim das obras na rua Elis Regina e as possibilidades que a nova alternativa de deslocamento trará para a comunidade do bairro. “Moro há 20 anos aqui e sempre esperando a oportunidade de ver essa obra concluída. A gente estava precisando e agora vai facilitar para ir na igreja, nos mercados, a gente estava precisando”, destaca. “Facilita também para as crianças irem para a escola. Graças a Deus a prefeita fez essa obra”, completa.