Rua de polo econômico de Campo Bom está sem faixa de pedestres em toda sua extensão

Campo Bom – A Rua Cairú, no Centro – que inicia na esquina com a Avenida Brasil e se estende até a Avenida dos Estados – está sem faixas de pedestres em toda a sua extensão. A medida leva insegurança aos pedestres que circulam no local, ainda mais após a mudança de endereço de uma grande rede de supermecado, que fez o fluxo de veículos aumentar consideravelmente no perímetro. No supermercado trabalham 180 pessoas.

Mas, a rede varejista não é o único empreendimento na Rua Cairú. A região possui ainda uma das pizzarias mais procuradas do Município – e que possui outra dezena de funcionários – e recebe um fluxo diário de fregueses, além de uma cervejaria, que aos finais de semana promove eventos culturais que reúnem mais de 4 mil pessoas e chegam, principalmente, caminhando ou de veículos até o estabelecimento. A reportagem foi até o local e constatou que não há faixas de pedestres direcionando o fluxo para o interior de nenhum dos estabelecimentos. Com isso, os pedestres se sentem livres para atravessar de um lado para o outro, muitas vezes, em locais inadequados.

Estudo em execução

A Secretaria de Obras, em conjunto com o Departamento de Trânsito, está estudando algumas alternativas para trazer mais segurança para os usuários da via. Instalação de novas placas de sinalização, alteração do número de vagas de estacionamento, entre outras medidas vão depender deste estudo, que ainda está em execução.

Falta de sinalização nas vias

Desde 2017, a Prefeitura participa com os empreendedores do supermercado dos aspectos que envolveram a troca de endereço do estabelecimento

Entre uma das únicas intervenções na sinalização de trânsito promovidas ao longo da rua foram a pintura em amarelo nas esquinas com as ruas Santo Inácio de Loyola e na Pastor Dohms.

Fotografia: Deivis Luz