Rua Coberta dará nova roupagem ao Centro de Nova Hartz em eventos

Nova Hartz – Em breve, o município terá um novo espaço para abrigar eventos, feiras e que se transformará em mais um ponto de encontro dos moradores: é a Rua Coberta, projeto de engenharia elaborado pela Prefeitura e que será construído na Rua Emílio Jost entre a Rua Guilherme Albino Müller e a Av. Irmãos Hartz, junto à Praça do Museu.

A proposta é um encaminhamento do início do mandato do prefeito, Flávio Jost, e que encontrou como padrinho o ex-deputado federal, Renato Molling (Progressistas), que destinou uma emenda de R$ 250.000,00 ao Município para a construção do espaço. “Recebi esta semana da Caixa Econômica Federal a autorização para iniciarmos o processo de licitação para a obra”, destacou o secretário de Planejamento Urbano e Captação de Recursos, Willian Rodrigues da Silva.

Para tirar do papel essa obra que dará uma nova possibilidade de promoção de eventos na área central do município, a Prefeitura desembolsará uma contrapartida de R$ 34.765,65. “Agora, encaminhamos o processo para o Departamento de Licitações da Prefeitura para que inciem a elaboração do processo licitatório. Acredito que em abril, superaremos essa etapa, e se tudo ocorrer dentro do esperado, em junho, iniciaremos as obras”, projeta o secretário Willian.

Outra detalhe que pode impedir o início imediato das obras logo após a conclusão da licitação é o primeiro desembolso financeiro do Governo Federal. “Só a partir disso é que tenho a possibilidade de expedir a ordem de início”, explica o secretário.

Materiais que serão utilizados na obra que será 100% acessível

A cobertura de parte da Rua Emilio Jost (em frente do Museu Histórico) utilizará ferro, madeira e concreto relembrando a arquitetura característica que o Vale do Sinos, Paranhana e Serra possuem, que remete aos métodos construtivos germânicos, mas com um sistema contemporâneo. “A Rua Coberta vem de encontro com uma carência do município, com o intuito de receber eventos culturais, feiras e se tornar um espaço de lazer para a cidade. O projeto arquitetônico tenta contemplar todos os públicos em um único espaço, privilegiando os pedestres, ou seja, estimulando que o pedestre utilize este espaço e assim fomentar todos os eventos e atividades que ali venham a ocorrer.

Eventos, feiras e atividades

Com a construção da Rua Coberta, a prefeitura conseguirá, finalmente, oportunizar um local amplo e propício para os agricultores comercializarem os seus produtos. “Hoje, temos eles separados e não conseguimos reunir todos aos mesmo tempo em local adequado. Mesmo com a reforma do Galpão Fênix que está em fase de finalização, não é possível abrigar a totalidade dos agricultores. Logo em seguida, queremos estabelecer um dia onde todos os agricultores se encontrarão na Rua Coberta”, destaca o secretário Willian. A implantação da Rua Coberta, principalmente, em dias de eventos, feiras ou atividades, não gerará prejuízos ao comércio das região. “Não vamos causar prejuízo no fluxo do Centro, pois os motoristas poderão utilizar livremente a Rua Guilherme Albino Müller a Avenida Irmãos Hartz”, contextualiza.

Detalhes técnicos

Modelos projeto: Divulgação