Rotary Sapiranga desenvolve campanha em prol do Banco de Cadeira de Rodas

Rotary Sapiranga possui 49 cadeiras de rodas emprestadas para a população sapiranguense Fotos: Arquivo pessoal

Sapiranga – O Rotary Club Sapiranga, entre diversas ações que desenvolve em prol da comunidade sapiraguense, possui há cerca de 10 anos o projeto Banco de Cadeira de Rodas e desenvolve uma campanha em benefício daqueles que necessitam do equipamento ortopédico.

 

Criada pelo Rotary Internacional, a ação existe a nível mundial e foi adotada pelo Distritro 4670, que abrange Porto Alegre, algumas cidades da Serra Gaúcha, litoral e vales dos Sinos e Paranhana. “A campanha funciona da seguinte maneira, arrecadamos os lacres (de garrafas) através de um trabalho junto com as escolas. Para se ter uma ideia, são necessários, mais ou menos, em torno de 80 a 100 quilos de lacres para uma cadeira. O projeto está sempre em andamento, estamos sempre recolhendo os lacres, vendendo quando se tem a quantidade para comprar as cadeiras para beneficiar quem precisa aqui de Sapiranga”, explica o presidente do Rotary Sapiranga, Ademir Deitos.
Atualmente, a entidade possui cinquenta e três cadeiras de rodas no Banco e dessas, quarenta e nove estão emprestadas.

Meta para 2023 é manter a média

No decorrer de 2022 muitos sapiranguenses foram beneficiados com a possibilidade de possuir uma cadeira de rodas durante o tempo que for necessário. “Quando a pessoa não precisa mais ela devolve, a gente faz os reparos necessários e empresta para a próxima pessoa que precisa”, comenta Ademir, que ressalta sobre uso das cadeiras ser, principalmente, para os ambientes internos.
Para 2023, o objetivo do Rotary Sapiranga é manter a média anual, que é adquirir dez novas cadeiras de rodas.

Arrecadação de lacres

A arrecadação de lacres é a principal fonte para que o Rotary Sapiranga consiga adquirir novas cadeiras de rodas, mas às vezes é necessário que a entidade destine dinheiro para completar o valor, além de eventos realizados. “Quando sentimos necessidade de repor alguma coisa, acabamos colocando algum dinheiro também se for necessário”, menciona Ademir, que acrescenta o fato de escolas da cidade ajudarem com a arrecadação dos lacres.
Para aqueles que necessitam de uma cadeira de rodas é possível entrar em contato com o Rotary Sapiranga através do Instagram @rotaryclubsapiranga ou Facebook, Rotary Club Sapiranga. “Podem deixar uma mensagem que vamos estar entrando em contato para ver da disponibilidade”, finaliza o presidente.