Rotary: 60 Anos de atividades em Sapiranga

Sapiranga – A história do Rotary Club Sapiranga iniciou por ocasião das atividades de organização e fundação da Associação da Indústria de Calçados de Sapiranga. No início de 1957 reuniam-se industrialistas para receber orientações jurídicas do Dr. Ary Andreazza. As reuniões ocorriam nas segundas-feiras, na rua São Pedro, número 100 – fundos. Porém, ao findar as consultas semanais quanto a área industrial de Sapiranga, Ary Andreazza conversava sobre o Rotary Club, apresentando a finalidade, os objetivos, as possibilidades de apoio à comunidade e como fundar um clube rotário. Passadas algumas semanas Edgar Knack, Avelino Zimmermann, Adolfo Lindenmeyer, Rubem Boes e Geraldo Sefrin deram seu aceite a Andreazza

Dr. Ary, estamos dispostos a fundar um Rotary Clube… Ele com muita alegria abraçava seus amigos e recomendava todas as cautelas que seriam necessárias para a fundação. (Palavras do companheiro fundador Geraldo Sefrin, In: 25 Anos Juntos à Comunidade, setembro 1983).

O início foi dado e logo receberam apoio do Rotary Club de Novo Hamburgo. As reuniões inicialmente foram no mesmo local. Logo os demais companheiros passaram a participar, fazendo com que um novo espaço tivesse que ser escolhido para as reuniões. Dona Nelly Yolanda Knack, esposa do primeiro presidente, conta que as reuniões no verão eram realizadas ao ar livre, tendo que emprestar cadeiras. A Churrascaria Bischoff, localizada atrás da estação férrea, foi a escolhida para as reuniões nas quais estava sendo organizado o clube.

Seguindo as orientações para organização do clube rotário conforme Paul Harris preconizava, o grupo foi aumentando e apoiado pelos companheiros do RC Novo Hamburgo e de Taquara, Campo Bom e São Leopoldo, sempre presentes às reuniões, dando continuidade ao trabalho iniciado por Ary Andreazza. O Rotary Club Novo Hamburgo foi escolhido como padrinho. Um novo local foi determinado para ser a sede do novo clube: a Sociedade de Canto. Em 4 de junho de 1958 iniciaram as reuniões como Rotary.

Os companheiros que preparam o recebimento da carta Constitutiva por um período de dois meses são considerados os fundadores.

No dia 4 de junho, no restaurante Centenário, ocorre o jantar dos 60 anso do Rotary.

Atividades do Rotary

Foi na fria noite de 4 de junho de 1958 que, pela primeira vez reuniram-se como um Rotary Club em formação. Já de casa nova, desta vez o local escolhido foi a Sociedade de Canto, começaram os preparativos para recebimento da Carta Constitutiva. (50 anos Servindo, 2008, p. 2).

O QUE É ROTARY?

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras em suas cidades e pelo mundo. Nosso lema: Dar de si antes de pensar em si.

O Rotary foi criado por Paul Harris em 1905 com o objetivo inicial de formar uma organização de profissionais locais.

O Rotary é formado pelos Rotary Clubs, o Rotary Internacional e a Fundação Rotária. Juntos, esses três elementos conseguem fazer a diferença em comunidades do mundo inteiro.

AS MULHERES NO ROTARY

Enquanto os homens se reuniam as mulheres também trabalhavam pelo bem comum. Uma das marcas de ser rotariano é a alegria de servir. A esposa do primeiro presidente, chamada por todos nós de Yolanda relatou

…as mulheres, desde o início, estiveram presentes apoiando os maridos, tendo seu espaço de atuação junto ao Rotary Club de Sapiranga. A elas eram oferecidas visitas para explanação sobre o que é Rotary e depois de conhecerem os objetivos, formou-se uma grande parceria. (50 anos Servindo, 2008, p.2)

Desde 1989, as mulheres puderam se associar e participar dos clubes rotários. Até então, a participação feminina se dava através da Casa da Amizade, setor do Rotary onde as esposas de rotarianos dedicavam-se a atividades beneficentes. Com a possibilidade das mulheres se associarem ao clube, estas passaram a ocupar seu espaço de atuação.

No Rotary Club Sapiranga, a primeira mulher a se associar foi Marina Imeldis Albert Leist e também a primeira mulher presidente do clube no período 2003-2004. Após esse mandato, outras rotarianas assumiram o posto de presidente. São elas : Liane Trier Gonçalves, Nelsi Gladis Strauss Fuelber, Evanir Eloísa Martini e Doris Rejane Fernandes.

Depoimento MARINA IMELDIS LEIST
Rotary Club Sapiranga chegando a Melhor Idade

Pensar em Rotary é alegria, emoção, realizações, companheirismo. Prazer em servir.

O RC de Sapiranga em sua caminhada de 60 anos construiu uma bela história, baseada no Ideal de Servir.

A todos os Cos. que fundaram e participaram da trajetória deste Clube, em sua existência até aqui, deixaram seu legado, sua contribuição ao RC.
Sapiranga e a comunidade.
Parabéns!

Fui a primeira mulher a ingressar no RC Sapiranga, em 02/03/2002.

Foi um grande desafio que foi minimizado pela empatia e cooperação dos companheiros.

Procuramos inovar sempre sendo sensíveis as necessidades da comunidade e de acordo com as prioridades, transformando-os e projetos e execução.

Entre as ênfases a nível internacional fomos presença sempre nas campanhas de vacinação contra a poliomielite –Polio Plus – para a erradicação da poliomielite no mundo.

Na gestão 2003/2004 assumi a presidência do RC Sapiranga.

Nos anos seguintes, além de participar das atividades do Clube, exerci as seguintes atribuições ,a Nível Distrital.

2004/2005 –Assistente do Governador nos Clubes de Canela e Gramado,

RC Campo Bom e Sapiranga.

Participei como Assistente do Governador, da Comissão da Organização

Da 47ª. Conferência Distrital, A CONFERÊNCIA DO CENTENÁRIO – realizada em Novo Hamburgo/ Distrito 4670.

2005/2006 – Coordenadora, a nível Distrital, da Secretaria Especial da Mulher.

Realizamos, com a colaboração do RC Sapiranga e Casa da Amizade, o 1º. Seminário Distrital da Mulher. O Seminário da Vida, houve a participação de 26 clubes, dos 38 do Distrito 4670, 2 Rotaract e duas Casas da Amizade.

2006/2007 – Coordenação, a Nível Distrital, Distrito 4670,da Comissão da Ênfase de Alfabetização de Adultos/Inclusão social.

2007/2008 – Coordenação, a Nível Distrital, Distrito 4670, da Comissão da Ênfase de Alfabetização de Adultos/Inclusão Social.

Com muita alegria recebi de meus companheiros e companheiras do RC Sapiranga, a Comenda, do Título Paul Harris.

Participar do Rotary Club de Sapiranga me trouxe muitas experiências,

Alegrias e satisfação.

Obrigada
Marina Leist

Casa da Amizade: Uma parceria de 60 anos

A Casa da Amizade continua suas atividades através da parceria com escolas, como com a Escola Municipal Marília Bonarrigo Jaeger em eventos de Páscoa e Natal para as crianças. Parceria com o Hospital de Sapiranga, através da doação de enxovais para nenês carentes, bem como a doação de “polvinhos” para a UTI neonatal. Parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer com a doação de fraldas geriátricas, bolachas e litros de leite. A atual presidente da Casa da Amizade é Julica Lenz. A participação das esposas é permanente junto ao clube auxiliando na organização dos eventos.

Da Carta Constitutiva a posse do presidente do Rotary Club Sapiranga

Quanto aos setores profissionais dos fundadores estes são da indústria calçadista feminina, masculina e infantil, da madeireira e esquadrias, da agrícola e alimentícia, de bebidas, de reflorestamento, do setor de construção civil, do comércio (varejo de materiais de construção, comércio de fazendas e armarinhos, de móveis e acessórios), do transporte de passageiros, do setor financeiro, seguros, de máquinas e equipamentos industriais, contabilidade e da receita pública. Esses dados mostram a diversidade econômica do município de Sapiranga, representada no quadro de associados fundadores do Rotary Club Sapiranga.

O Rotary Internacional outorgou a carta constitutiva em 14 de julho de 1958 e todos se dedicaram aos preparativos para solenidade de fundação. O primeiro presidente eleito foi Edgard Knack. Os clubes vizinhos e companheiros participantes da formação do clube foram convidados. O governador do distrito, Diniz Köpke Campos esteve presente, entregando a Carta Constitutiva. Esse documento é importante porque representa a admissão do clube ao Rotary Internacional. No discurso de fundação, Edgar Knack diz.
Com grande alegria também nos foi entregue há poucos instantes, pelo companheiro Emilio Hauschild, presidente do RC Novo Hamburgo, nosso clube padrinho, o Sino Rotário. Presente oportuno e que estará presente em todas as reuniões futuras e, com os sentimentos de gratidão nos lembrará as nossas reuniões iniciais, onde sempre estavam presentes companheiros deste nosso grande clube padrinho. Quero em nome de nosso clube agradecer sinceramente aos Companheiros do R.C. de novo Hamburgo, pelo presente do sino Rotário, assim como por tudo o que tem feito por nós, desde nossas reuniões preliminares até a data de hoje. (50 anos Servindo, 2008, p. 3)

Iniciava-se assim a caminhada de trabalho, onde os participantes davam de si sem pensar em si. Há 60 anos o Rotary Club Sapiranga continua trabalhando em prol da comunidade e o Sino Rotário com as bandeiras semanalmente nas segundas-feiras, continua sendo tocado e saudado, iniciando e finalizando as reuniões.

OBJETIVOS DO ROTARY CLUB

Estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
1º O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
2º O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e da difusão das normas da ética profissional;
3º A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
4º A aproximação dos profissionais de todo mundo, visando a consolidação das boas relações e da paz entre as nações.
Ideais de rotary

COMPANHEIROS ASSOCIADOS ATIVOS

Ademir Gerson Deitos
Borys Sommer Zabolotsky
Dailor Andrei Fleck
Daniel Alfeu Anacleto Dos Reis
Doris Rejane Fernandes
Eduardo Ingo Lenz
Flávio Konzen
Gerson Lima Dos Santos
Heinz Pedro Leist
José Aristides Figueiró De Moura
Jair Paraodes
Jarbas Batista De Mello
Nelci Gládis Strauss Fülber
Noedi Bononi Gouterres

Entenda o símbolo rotariano, seus significados e cores

O emblema oficial de Rotary é o Distintivo Rotário. O primeiro desenho da roda, feito por Montague Bear, reproduzia uma roda de trem com alguns traços ao redor para dar a ideia de movimento. A roda foi projetada para transmitir a ideia de “Civilização e Movimento”. Desde 1922 foi adotada por todos os Rotary Clubs e de uso exclusivo dos rotarianos.

A atual é uma roda de engrenagem com 24 dentes e seis raios. Os 24 dentes da nossa roda denteada representam as 24 horas do dia, onde cada rotariano deve viver o Rotary em ação e pensamento. Os 6 raios representam as qualidades essenciais do rotariano em relação à:

1 – FAMÍLIA
2 – AÇÃO
3 – AMIZADE
4 – PROFISSÃO
5 – RELIGIÃO
6 – INSTITUIÇÃO

A cor dourada significa a nobreza e legitimidade dos propósito rotários. A cor azul lembra o firmamento, indicando a universalidade e elevação dos mesmos propósitos.

PALAVRA DE PRESIDENTE DO ROTARY CLUB SAPIRANGA

É com imensa satisfação que pela quarta vez estou na presidência do Rotary Club de Sapiranga. Clube pujante, companheiros incansáveis e participativos na sociedade, afinal são poucas as empresas ou instituições que chegam aos 60 anos. Lembro como se fosse hoje da festiva dos 50 anos, onde também estava na presidência do nosso clube. Nesses últimos 10 anos muita coisa se passou, muitos companheiros novos entraram, muitos saíram e alguns nos deixaram e hoje estão nos observando lá de cima, destaque para nossos amigos Harald, Eroy, Armindo, Evanir e o Arthur, companheiros exemplares que jamais esqueceremos. Quero aproveitar o momento para agradecer à todos que por aqui passaram e fizeram parte dessa história de sucesso, e convocar à todos que ainda estão para continuar essa caminhada rumo ao centenário. Lembrando aos nossos companheiros que todos nós somos importantes para o Rotary e para a Sociedade e tudo que nós fazemos hoje um dia vai ser lembrado e contado por alguém, por isso seguimos firmes fazendo a nossa parte sempre “Dando de si sem Pensar em si”.

Borys Sommer Zabolotsky
Presidente 2017-2018

Este ano marca os 60 anos da fundação do Rotary Clube Sapiranga, e muito me orgulho de fazer parte do grupo de pessoas que fazem a diferença.
E com muita honra assumo a Presidência da gestão 2018/2019 – “neste ano rotário em que o lema será: seja a inspiração”, sim! Sejamos a inspiração para novas ideias, para maior motivação dos nossos companheiros, inspiração para mais mãos dispostas a ajudar. O mundo está passando por muitas mudanças marcantes, mudanças muito rápidas, então, nós como rotaryanos, como pessoas que espalham a humanidade, devemos ajudar a todos a acompanharem de forma positiva essas mudanças.
Somos rotaryanos, e sempre nos reunimos para “fazer o bem sem olhar a quem”, não importa quem são ou de onde vem, vamos dar de si, antes de pensar em si, colocando a inteligência a serviço do amor ao próximo.
Nesta gestão, continuaremos a trabalhar juntos, e teremos um “Rotary” com visão voltada à família rotária e a nossa comunidade.

José Aristides Figueiró de Moura
Presidente 2018-2019

PROJETOS DO ROTARY EM SAPIRANGA

1 – Plantando vidas
2 – Campanha de vacinação: pólio end now
3 – Campanha do lacre e das cadeiras de rodas
4 – Feijoada
5 – Melhor companheiro
6 – Papai No Ar
7 – Profissional destaque
8 – Canteiros históricos

SÓCIOS FUNDADORES

Adolfo Evaldo Lindenmeyer
Arlindo Rudolfo Weber
Armindo Otto Schwarz
Avelino Zimmermann
Bernardo Bohlke Neto
Edgar Knack
Erno Genehr
Ethevaldo Arthur Konrath
Geraldo Ignácio Sefrin
Guido Saenger
Helmuth Alfredo Graebin
Helmuth Rudi Brusius
Hugo Berg
Kuno Bender
Olival Monteiro
Oscar Albert Schuck
Oscar Arlindo Venter
Rubem Adão Boes
Rubem Blos
Waldemar Strassburger
Walter Bruno Klein
Walter Saueressig
Willy Oscar Konrath

EX-PRESIDENTES DO ROTARY CLUB SAPIRANGA

Período Presidente
1958-1959 Edgar Knack
1959-1960 Avelino Zimmermann
1960-1961 Guido Saenger
1961-1962 Waldemar Strassburger
1962-1963 Armindo Otto Schwarz
1963-1964 Helmuth Rudi Brusius
1964-1965 Rubem Blos
1965-1966 Walter Arnilddo Schuler
1966-1967 Rubem Adão Böes
1967-1968 Kuno Bender
1968-1969 Arthur Pedro Ev
1969-1970 Celomar Werno Brenner
1970-1971 Oscar Schuck
1971-1972 Geraldo Ignácio Sefrin
1972-1973 Waldir A. Sommer
1973-1974 Ethevaldo Konrath
1974-1975 Carlos Eroy Klippel
1975-1976 Ruthard Harald Augustin
1976-1977 Arlindo Müller
1977-1978 Arlei Carvalho Ferreira
1978-1979 Heinz Pedro Leist
1979-1980 Armando Diefenbach
1980-1981 Adolfo Evaldo Lindenmeyer
1981-1982 Reinaldo Adelino Baum
1982-1983 Eduardo Reinaldo Venter
1983-1984 Guido Hugo Konrath
1984-1985 Euzébio Carlos Fülber
1985-1986 Antonio Fernando Rosa
1986-1987 Henrique A. Gonçalves
1987-1988 Günter Lillenthal
1988-1989 Arthur Pedro Ev
1989-1990 Sérgio Luiz Pagel
1990-1991 Fábio Alberto Blos
1991-1992 Werno Hugo Schaffer
1992-1993 Paulo Alberto Haag
1993-1994 Luciano Likawka
1994-1995 Gilberto Pedro Fetter
1995-1996 Alaor Stücker Bacher
1996-1997 Egydio Weber
1997-1998 Luciano Likawka
1998-1999 Egydio Weber
1999-2000 Flávio Konzen
2000-2001 Clécio Luiz Vieira
2001-2002 Carlos Eroy Klippel
2002-2003 Flavio Konzen
2003-2004 Marina Imeldis Albert Leist
2004-2005 Anildo A. R. Da Silveira
2005-2006 Borys Sommer Zabolotsky
2006-2007 Noedi Bononi Gouterres
2007-2008 Liane I. Treter Gonçalves
2008-2009 Borys Sommer Zabolotsky
2009-2010 Nelsi Gladis Strauss Fülber
2010-2011 João Gilmar De Mello Stribe
2011-2012 Evanir Eloísa Martini
2012-2013 Luiz Paulo Grings
2013-2014 Borys Sommer Zabolotsky
2014-2015 Doris Rejane Fernandes
2015-2016 Luiz Paulo Grings
2016-2017 Fabiano Barbosa Ragazzon
2017-2018 Borys Sommer Zabolotsky
2018-2019 José Aristides Figueiro De Moura
Fonte: Rotary Club Sapiranga, 2018.