Rotaract Sapiranga de portas abertas para novos membros

Uma das primeiras ações do grupo, entrega de presentes de Natal no Lar São Francisco/ Foto: Redes Sociais

Sapiranga –  Ações voluntárias estão cada vez mais inseridas em vários setores da nossa sociedade. Ajudar as pessoas que necessitam, sem buscar retorno financeiro, é um ato que tem origem na religiosidade, mas a cada geração se sustenta com mais força como um dos pilares das relações humanas.

O Rotary Internacional é uma associação de clubes e serviços fundada no início do século XX nos Estados Unidos, inicialmente formando uma corrente de pessoas da elite que queriam se unir em torno de uma causa social. Ao longo dos anos, os ‘rotarianos’ foram se diversificando socialmente, mas sempre com o mesmo fundamento do voluntariado. Hoje os números ultrapassam 1,3 milhão de adeptos no mundo inteiro. São mais de 30 mil Rotary’s Club espalhados por várias cidades.
Ao longo dos anos, além de diversificar os adeptos, e aprimorar as ações, dentro dos Rotary Clubs também surgiram os Rotaract, que é o ‘braço’ jovem da entidade. Rotarianos a partir de 18 anos se unem para realizar ações sociais, trocar experiências, participar de capacitações e, principalmente, formar lideranças que poderão fazer a diferença na sociedade ao longo dos anos. Por definição o grupo “atua como uma escola de liderança na prática, através do compartilhamento de ideias, projetos sociais e ações que visam sempre a melhoria da comunidade como um todo”.

Rotaract é recente em Sapiranga
Foi no mês de novembro de 2021 que o Rotaract de Sapiranga foi oficialmente fundado. Alguns membros, como a presidente Elizandra Concencia, já faziam parte de outros grupos voltados para causas sociais.
Já nas primeiras reuniões foi elaborado um calendário anual de ações, considerando datas importantes – como Dia do Trabalhador, Dia do Idoso, Páscoa, – sempre buscando movimentar o grupo e contribuir com a comunidade. Ainda no final do ano passado, foi realizada a primeira ação do grupo, uma sessão de fotos para divulgar e incentivar a adoção consciente de animais. A ação foi uma parceria com a Link Animal Amparo e Proteção, uma ONG da causa. A parceria com entidades e empresas também é uma características do trabalho do Rotaract, ações integradas ganham mais força e ajudam a disseminar para mais pessoas o sentimento do voluntariado.

 

 

 

 

 

 

Novos Integrantes

O grupo age através do compartilhamento de ideias e essa troca é ingrediente fundamental para uma boa atuação do Rotaract. Em Sapiranga, hoje são sete integrantes que atuam nas funções de tesoureira, secretária, diretor de projetos, entre outras. A presidência, composta pela presidente Liza e vice-presidente Tatiane, deseja que mais jovens se interessem e agreguem a causa, para que também as ações possam ser ainda mais expressivas.
Para participar são poucas as exigências, basta que a pessoa seja maior de 18 anos, resida em Sapiranga, ou tenha algum vínculo com a cidade.
Com o objetivo de divulgar as ações e trazer mais voluntários para o grupo, no próximo sábado, dia 19, a partir das 10h, o Rotaract Sapiranga estará atuando de portas abertas. Os integrantes estarão tirando todas as dúvidas. É necessário confirmar presença através do Instagram @rotaract_sapiranga.