Rota do queijo e do vinho

Para curtir o frio | Com a aproximação do inverno, a Serra Gaúcha é a bola da vez 

Nada melhor do que um bom vinho, acompanhado de um queijo saboroso, para curtir – e enganar – o frio do inverno, que está cada vez mais próximo. E nada melhor do que desfrutar desses prazeres no ambiente certo: a Serra Gaúcha.
Quando o assunto é um bom vinho, é impossível não pensar em Bento Gonçalves. A cidade é o berço de vinícolas conceituadas, como Miolo e Casa Valduga – que oferecem aos turistas a oportunidade de visitá-las, para conhecer todas as etapa da produção do vinho, com a possibilidade de degustar e, quem sabe, adquirir um bom vinho ao final do passeio. Outro destaque é a vinícola Cave de Pedra, que com sua arquitetura inspirada nos castelos medievais, encanta quem passa por ela.
Outra opção, para quem estiver de passagem na cidade e quiser provar os produtos de várias vinícolas, é fazer uma visita ao Vale dos Vinhedos, uma região de pouco mais de 80 quilômetros quadrados onde estão localizadas cerca de 30 vinícolas. 
Além disso, também é possível fazer o roteiro do Caminho das Pedras, no qual o turista visita a Colônia de São Pedro, com casas antigas, feitas de pedra e madeira, da época dos primeiros imigrantes italianos. Nos estabelecimentos locais, há oferta de vinhos (é claro) e produtos coloniais como queijos, salames e massas. Há um ônibus antigo que faz a rota, para quem não estiver de carro.
Carlos Barbosa e a famosa Festiqueijo
Quem passar por Bento Gonçalves, pode fazer o passeio de Maria Fumaça, que vai até Carlos Barbosa – e já aproveitar para ficar por lá. A cidade, que também é conhecida pelos bons vinhos, celebra outra maravilha gastronômica: o queijo.
A tradicional Festiqueijo, que ocorre anualmente todo mês de julho, este ano será realizada entre os dias 2 e 6 do mês. Lá, quem participa poderá desfrutar de saborosos queijos, vinhos e espumantes da Serra Gaúcha. 
Além da gastronomia, o município ainda conta com pontos turísticos como o Morro Calvário  e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. É possível também visitar o Moinho São José, que foi construído por imigrantes em 1887.