Rosas roubam a cena em Sapiranga

Um evento para enaltecer as tradições do povo de Sapiranga e com um destaque todo especial para a flor-símbolo do nosso município. Esta é a Festa das Rosas, a qual programação da 36ª começa no próximo dia 9, com shows, atrações artísticas, gastronomia e uma série de atrativos. E como não poderia ser diferente, as rosas ganham todo um destaque no evento, seja no chope ou por meio da venda de mudas dessa flor que é uma das preferidas do grande público.

Mesmo que ainda pouco explorado em diferentes ramos, as rosas ganham espaço que vão além do paisagismo e jardinagem. Hoje, as rosas já podem ser usadas na extração de óleos essenciais, em produtos e tratamentos estéticos, e assim como no preparo de pratos, como cucas, bolos, geleias e bebidas, como vamos apresentar em algumas páginas deste caderno. Isso mesmo, a flor que encanta pela sua beleza é também comestível. Quanto mais perfumadas as pétalas, mas sabor elas garantem na mesa. É importante a remoção das bases até por que são amargas, e claro, cuidado com os espinhos durante o manuseio.

Vale lembrar também que as rosas são muito visadas para decorações. Costumam dar um destaque especial a arranjos pela sua notável beleza, ainda fazem sucesso entre os casais apaixonados e o melhor de tudo isso, as roseiras são plantas bem rústicas, exigem poucos cuidados. O segredo é um solo bem drenado e rico em húmus. E Sapiranga sabe como nenhuma outra cidade preservar e cultivar essa flor, seja nos canteiros de residências de seus moradores ou então nas áreas públicas, como praças e parques da cidade.

Acompanhe nas próximas páginas um pouco mais dessa profunda relação entre essa flor e nosso município. Com toda certeza, seus olhos se voltarão de outra forma para as rosas. Não somente uma mera flor-símbolo da cidade, a rosa possui uma íntima e profunda relação com Sapiranga. Relação essa que vai além dos canteiros enfeitados com a variedade, mas sim com todo o simbolismo existente na atualidade e construído ao longo da história do município. Seja parte dessa história, seja por meio do plantio de mudas em suas residências ou mesmo pela participação em mais uma Festa das Rosas.