Rodar com tanque vazio afeta a bomba de combustível

Prevenção | Evite andar no ‘cheiro’ com seu carro e deixe seu veículo longe da oficina

Rodar com pouco combustível diminui sensivelmente a vida útil da bomba de combustível. Alguns poderão discordar.

A história se repete, não é porque seu carro possui amortecedores que você vai pegar todos os buracos que encontra pela frente, não é porque o tanque do seu carro possui uma reserva que você andará sempre com pouco combustível. Chegar até a reserva vez ou outra não tem problema, o que estraga a bomba de combustível é viver na reserva.

A bomba fica alojada dentro do tanque justamente para que o combustível refrigere o pequeno motor elétrico que está contido dentro dela. Quando o motorista vira a chave de ignição, assim que as luzes do painel acendem, a bomba de combustível do seu carro começa a funcionar, e ela não para, fica mandando combustível para o motor esteja ele funcionando ou não, aquilo que o motor não queima é devolvido para o tanque.

A bomba de combustível é um pequeno motor elétrico que trabalha muito e aquece bastante, é por isso que a bomba precisa de pelo menos um quarto de combustível dentro do tanque para resfriá-la.

Engana-se quem acha que o retorno do combustível refrigera a bomba, primeiro porque a vazão é pequena e o segundo ponto é que o combustível que retorna para tanque recebe parte da caloria do motor e retorna aquecido para o conjunto da bomba.

Crédito da foto: Divulgação

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664