Roda D’Água embeleza praça Nascente do Vale, em Nova Hartz

A Praça Nascente do Vale, popularmente conhecida como Praça do Museu, agora se encontra com um atrativo diferente. A roda d’água, que foi inicialmente exposta na Kolonie deste ano sem custo algum, por Luis Claudio Zahler, agora faz parte da decoração do município. Mas, você conhece o valor simbólico da roda d’água no desenvolvimento de Nova Hartz?

Os moinhos movidos por rodas d’água são partes muito importantes na história do município, e seu uso se deu em meados do século XX. Estes eram utilizados para a moagem de milho, e as atafonas, onde se produziam principalmente farinha de mandioca, foram muito importantes para o desenvolvimento econômico de Nova Hartz. Foi através da prosperidade das atafonas que a economia foi se alavancando cada vez mais e, inclusive, foi com o lucro excedente deste trabalho que os investimentos na indústria calçadista começaram. Vale relembrar que as atafonas passaram a ser utilizadas no município no início do século XX, e esta atividade mobilizava quase toda a população novahartense, fosse no trabalho delas ou no plantio da mandioca.

Assim, a inserção da roda d’água na praça Nascente do Vale resgata uma parte conhecida e importante na história da nossa cidade.