Rizzo Park esclarece questionamentos de leitores sobre a Zona Azul de Sapiranga

Sapiranga – Desde que o novo sistema de estacionamento rotativo voltou a operar em Sapiranga, são vários e constantes os questionamentos de leitores a respeito da forma de cobrança, porques da cobrança, métodos de pagamento e apontamentos sobre responsabilidades em caso de roubo ou furto do veículo. Após cerca de 30 dias de período de educação e conscientização sobre o novo sistema, que estava desativado desde o fim de 2017, o período de cobrança iniciou no último dia 10.

O Jornal Repercussão compilou as principais dúvidas e comentários apresentados pelos leitores na página oficial do jornal no Facebook e enviou para que fossem respondidas diretamente pela empresa. O diretor de marketing da Rizzo Park, Flavio Melo, respondeu todos os questionamentos que diziam respeito a operação da empresa e direcionou aqueles que não eram de sua competência para a Guarda de Trânsito do município. Sidnei Soares, coordenador da Guarda, esclareceu então estes pontos.

As perguntas, abaixo, foram ajustadas e condensadas para viabilizar espaço e compreender o maior número possível. O teor, entretanto, foi mantido. A Rizzo ainda esclarece que para todo pagamento de advertência o monitor deve entregar um comprovante ao usuário. Sobre um caso específico relatado por leitor, Melo esclarece.

“Deve ter acontecido algum engano. Desculpe-nos por isso. Equipe ainda é nova. Mas é pra receber recibo de todas operações conosco sim”, salienta.

Zona azul foi desativada em fim de 2017 e lançamento oficial da atual ocorreu em abril deste ano

Lançada oficialmente em fim de abril a nova zona azul veio para cobrir a lacuna deixada pela então detentora do contrato de prestação de serviço, Rek Parking, que rescindiu o acordo no final de 2017. Desde o dia 1º de janeiro de 2018 a cobrança parou de ocorrer. A previsão inicial era de que o serviço tivesse sido retomado em março do mesmo ano. Após muitas idas e vindas, o edital foi finalmente lançado, com planilha tarifária revisada, em 9 de outubro. A Rizzo Parking, vencedora do edital, assinou o contrato em 28 de janeiro deste ano, quando inciou o processo de instalação do sistema. Agora, falta a instalação dos parquímetros, mas pontos de vendas, aplicativo e monitores já atuam como previsto. Sobre a necessidade de permanecer online depois de ativado o ticket pelo aplicativo, a Rizzo afirma que não é necessário. A infração deve ser paga com os monitores ou diretamente no aplicativo.

Respostas para as dúvidas mais comuns entre usuários do sistema no centro da cidade

Leitor: De que forma o a cobrança por irregularidade é feita?

Rizzo: A partir do momento que a irregularidade é emitida, o usuário tem 48 horas para procurar nosso escritório ou algum de nossos monitores e regularizar sua notificação.

Leitor: Usei o aplicativo e mesmo assim fizeram cobrança por tempo excedente. Falta treinamento e opção para cancelar uma cobrança indevida. Quanto ao aplicativo se aceitou meu pedido, debitou o valor, acreditei que estava correta.

Rizzo: A pergunta não foi clara. Mas sim, todos tem 10 minutos de tolerância, esses 10 minutos não são prêmio acumulativo ao ticket comprado.

Leitor: Acho muito válida a ideia da rotatividade! Mas gostaria de maiores esclarecimentos sobre para onde ou finalidade que se destinará o dinheiro arrecadado com a Zona Azul?

Rizzo: Esse questionamento deve ser direcionado a prefeitura de Sapiranga.

Guarda Municipal: todo o valor que vai ser destinado a prefeitura da área azul fica numa conta específica já colocado em lei, na qual o dinheiro será investido na área de trânsito. (Repasse à prefeitura, conforme edital, será de 21,99% do total arrecadado).

Leitor: Tempo máximo de 128min não faz sentido. Tempo máximo definido baseado em que?

Rizzo: O tempo máximo na vaga é de 128 minutos. Evitamos ao máximo notificar os usuários. Nosso objetivo é obter rotatividade das vagas, e não penalizar os usuários.

Leitor: Gostei do sistema. Aplicativo fácil de usar. Mas na minha opinião poderia sim ter mais alguns fiscais para ajudar e auxiliar aos que tem dúvidas e até mesmo encontram uma certa dificuldade em como pagar. (Há intenção de colocar mais fiscais?)

Rizzo: No momento estamos seguindo a quantidade prevista pelo edital, e acreditamos ainda que seja o suficiente. Entendemos que no começo surja mais dúvidas, justamente por isso, nosso material publicitário ainda está veiculando, e também temos mais de 40 pontos de venda na cidade, com isso estamos estendendo nossa equipe a pontos fixos.

Leitor: Precisa mais pessoas para circular. A gente perde muito tempo procurando alguém. Tem que colocar o sistema operacional de moedas ou placas indicando onde comprar os bilhetes para colocar no carro quando os fiscais não estão por perto. Ninguém tem bola de cristal. E aplicativo é para quem tem internet e habilidades para tal. Precisa melhorar, e muito.

Rizzo: Os monitores ficam em circulação, objetivo deles é fiscalizar. Há mais de 40 pontos de venda pela cidade, assim como há como comprar pelo site e também pelos monitores. Em breve, teremos parquímetros. As ruas estão sinalizadas vertical e horizontalmente, informando que ali é uma área de rotatividade. Mas sempre estamos melhorando, esperamos em breve que você fique satisfeito.

Leitor: Parquímetro será instalado quando? (com certeza o parquímetro seria uma “mão na roda” iria simplificar e facilitar mais nossas vidas. Enquanto não tiver parquímetros não podem obrigar a pagar. A pessoa não é obrigada a ter um smartphone ou esperar um fiscal.)

Rizzo: Concordamos plenamente, justamente por isso há mais 40 pontos de venda pela área rotativa. Serão instalados os parquímetros em breve. Estamos com um pequeno problema com o fornecedor que é exclusivo no Brasil, com a tecnologia que o edital exige. Mas em breve teremos os parquímetros também.

Leitor: Como funciona o processo de notificações? Agora a Rizzo expedindo “notificação” em nome do departamento de trânsito? E essa história que vão autuar enviando a guarda municipal, também não pode. A notificação/autuação de trânsito só pode ser feita pelo agente de trânsito ou através de veículo/equipamento de fiscalização do próprio agente de trânsito.

Rizzo: Nosso sistema automaticamente informa o departamento de trânsito. E este fica a disposição para realizar a fiscalização.

Guarda Municipal: toda a notificação aplicada pelos monitores da área azul não geram multas de trânsito. O que vai gerar a multa é a notificação eletrônica feita pela Guarda e conferida com a notificação do monitor da área azul. Constatada a irregularidade, vai gerar a multa de trânsito. Mas, somente após a verificação do agente da GM (Guarda Municipal)

Leitor: Se te roubarem o carro vão pagar? Pois todo estacionamento pago deve cobrir danos né? Já não basta todos os impostos que pagamos pra poder andar com o carro, tipo seguro, IPVA, a parcela, a gasolina e ainda isso!?

Leitor: O bom dessa cobrança é que se roubarem o carro estacionado nesse local, recebemos o valor do carro de volta né, já que cobram deve ter seguro.

Rizzo: Não somos um estacionamento privado. Fazemos gestão de vagas de ruas públicas, onde a segurança é responsabilidade pública.

Leitor: Por que eu estou pagando se a rua é pública? Qual o benefício de eu pagar o estacionamento?

Rizzo: O crescimento da cidade obriga a necessidade de rotatividade de vagas. Sendo assim, as melhorias vem a longo prazo, já que agora a cidade tem necessidades diferentes de evolução. Como toda cidade que cresce, a rotatividade permite que o centro se torne frequentável e acessível para consumidores, de forma que o centro não perca todo seu público para shoppings e sites de vendas. Naturalmente, os consumidores buscam, a cada dia, mais comodidade.

Leitor: Não entendi como uma empresa não vinculada ao Detran possa fazer tudo isso.

Rizzo: Somos vinculados ao departamento de trânsito municipal.

Leitor: Poucas vagas para moto (na frente do hospital só tem 5 vagas) isso é ridículo para o fluxo de motos teria que ser quase meia quadra.

Rizzo: O departamento de planejamento da prefeitura quem realiza os estudos urbanos que determinam esses números.

Guarda Municipal: antes do início da área azul foi feito um estudo, taxa de ocupação de estacionamento nestes locais, e foi constatado que era esta a ocupação de motos para o local. Mas vamos monitorar esta área e se for preciso aumentaremos o número de vagas sim.

Texto e foto: Sabrina Strack