Rizzo Park esclarece dúvidas e reforça cobrança na nova Zona Azul

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com os monitores, que transitam pela área azul

Sapiranga – Desde o último dia 10 de junho o condutor que quiser a comodidade de estacionar no Centro de Sapiranga precisa, como acontece em várias outras cidades da região, pagar pelo tempo em que ocupará a vaga, garantindo assim a rotatividade e a democratização do estacionamento.

O Repercussão vem acompanhando e noticiando todo o processo, desde que a empresa anterior deixou de prestar o serviço, no fim de 2017. Mesmo assim, alguns cidadãos chamaram a atenção para a falta de divulgação sobre o início das cobranças pelo estacionamento. Além das matérias veiculadas pelo Repercussão, a Rizzo Park, responsável pelo serviço, informou que foram entregues mais de 14 mil flyers e folders diretamente aos usuários.Nas redes sociais, mais de 30 mil pessoas foram atingidas, com informativos e campanhas. “Além disso, os monitores ficaram nas ruas em campanha educativa por mais de 40 dias antes do início da operação. É impossível atingir 100% da população, por isso a sinalização de trânsito vem antes do início, para garantir que as pessoas não sejam pegas de surpresa”, salienta Flavio Mello, diretor de marketing da empresa. Mello ainda informou que os parquímetros serão instalados em breve e reforçou que durante este início da cobrança, justamente para facilitar o início, a primeira irregularidade será perdoada, a reincidência, entretanto, não. Por enquanto, as cobranças por irregularidades não gerarão multa de trânsito.

Vagas inadequadas revistas

Outro ponto levantado por um leitor foi uma vaga de idoso disposta ao lado de um bicicletário, impossibilitando que o passageiro desembarque. Mello reconheceu o erro. “Estamos auxiliando e oferecendo toda ajuda possível à prefeitura”, pontuou. “Vamos providenciar a troca da placa de lugar. O sistema está em fase de implantação e seguimos atentos a qualquer situação de dúvida”, reforçou Sidnei Soares, coordenador da Guarda de Trânsito.

 

 

 

 

Veículo foi doado para prefeitura

Outro detalhe ainda em fase de finalização é a pintura dos meios-fios. Todo o perímetro do estacionamento rotativo terá os meios-fios pintados de azul. Mas o usuário já pode se orientar pelas placas, que foram instaladas por toda a extensão.

Conforme previsto na licitação, a empresa responsável pelo serviço forneceria um veículo para que a Guarda Municipal efetuasse a fiscalização e orientação dos condutores dentro do perímetro municipal. A doação da viatura, uma WW Saveiro, ocorreu na última semana. A viatura já foi adesivada com as cores e logo da Administração, e agora segue para instalação da câmera, que será acoplada em cima do carro, para facilitar a fiscalização.

Não é necessário expor qualquer tipo de ticket no painel do veículo, pois o controle do estacionamento é automatizado por placa. Advertência de R$9,50 é cobrada no caso de o veículo permanecer por mais tempo que o ticket já validado. E R$19,00 para regularização no caso de quem estacionar sem adquirir ticket.

Texto e fotos: Sabrina Strack