Rio dos Sinos tem ponto de transbordo em Sapiranga e Campo Bom registra alagamentos

Campo de Futebol, no bairro Porto Blos, ao lado da antiga Associação de Moradores

A chuva segue na região e a comunidade se preocupa com a possibilidade de alagamentos. Mas, conforme o climatologista, Nilson Wolff, a previsão é que pare de chover no final da tarde desta terça-feira, 4. “O total de precipitação até às 9h de hoje chegou a 151.2 mm, desde o início das chuvas. O Rio continua subindo”, salienta Wolff.

Sapiranga – Conforme a Defesa Civil do Município, o Rio dos Sinos já registra pontos de transbordo na cidade, na região do Porto Palmeira, no final da Rua Presidente Kennedy, mas ainda sem afetar a população. Ninguém, por enquanto, está desalojado ou desabrigado na cidade. A Defesa Civil segue monitorando a situação, atenta a tendência de alto volume de água vindo de regiões mais altas, como Rolante, Município que já registra alagamentos.

Campo Bom – Na manhã desta terça-feira, 4, o Rio dos Sinos estava a 6,70 metros. Na segunda-feira, 3, conforme a Defesa Civil de Campo Bom, o nível estava a 6,50 metros na régua de medição da ponte da Barrinha.  O ponto para início do transbordamento do rio ocorre pelos 7,21 metros. Mas, diversos pontos da cidade já registram alagamentos, conforme as imagens abaixo.

Locais próximos dos banhados do Rio dos Sinos foram os primeiros a registrar pontos de alagamento no Município. A Rua Marcos Silvano, no bairro Porto Blos, que fica em uma área de baixada e uma área de banhado, historicamente, é a primeira a alagar quando o Rio dos Sinos transborda. Na manhã desta terça-feira (4), ela apresentava ponto de alagamento.

Outros locais onde o Rio dos Sinos avançou é na Rua das Flores. O local permite o acesso à prainha e a passagem fica, justamente, em uma das curvas do Sinos. Os campos de futebol na mesma rua – do União e do Chelsea – também estão tomados pela água do Sinos.