RGE Sul encontra alternativa na fibra para instalação de postes em locais de difícil acesso

Região – Nos anos de 2017 e 2018, as cidades de Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga receberam, ao todo, a instalação de 109 postes de Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV). Diferentemente dos postes comuns, de madeira ou de concreto, os de fibra tem durabilidade superior, resistência maior ao fogo e menos peso, tendo transporte facilitado.

Há algum tempo a RGE Sul vem realizando a substituição gradativa dos postes de madeira, independentemente da motivação, por postes de concreto, ou em casos específicos pelos postes de fibra, devido a durabilidade e menor risco, e de fácil instalação, não sendo necessário o uso de cobertura isolante quando a sua instalação for em rede energizada.

Os primeiros postes deste material foram instalados em 2007 na região, a fim de levar conhecimento técnico do seu material e do seu uso. A maioria das empresas de distribuição de energia elétrica do país hoje utiliza este tipo de poste, produzido principalmente por empresas localizadas no Paraná. Conforme as especificações técnicas, a durabilidade de postes de fibra pode chegar a até 80 anos, muito mais do que os convencionais.

Embora haja muitas vantagens no seu uso, o preço elevado não permite que seja utilizado demasiadamente, visto que até o custo na conta de energia elétrica aumentaria proporcionalmente.

Postes de Fibra possuem maior durabilidade do que convencionais de concreto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estipula que a durabilidade de postes de concreto seja de 25 a 28 anos, porém é de conhecimento popular que muitos não chegam até isso. Em média, dependendo das condições da localidade onde o poste é instalado, a durabilidade tem sido de no máximo 21 anos segundo estudos. Os postes de fibra, conforme especificações de fábrica, possuem durabilidade de até 80 anos, sendo que o mais antigo do mundo está localizado no Havaí, e tem idade de 50 anos.

Apenas em excepcionalidades

Os postes de fibra não possuem restrições quanto à sua utilização, visto que eles têm as mesmas especificações mecânicas que os de concreto, porém o seu custo é mais elevado do que postes de concreto convencionais. Seu preço em média é quatro vezes mais alto do que os feitos de concreto, por este motivo, os postes de fibra são utilizados apenas em situações excepcionais, ou seja, quando não há como realizar a instalação de postes de concreto. Muitos são os fatores que contribuem para isto, mas o principal é quando há difícil acesso ao local onde o poste deve ser instalado.

 

Texto: Taylor Abreu

Fotos: Divulgação