Restauração da Casa Johann Schmidt está mais próxima

Foto: Arquivo JR

 Sapiranga – A casa construída em 1845 pelo imigrante alemão Johann Schmidt, é uma das construções mais antigas de Sapiranga. De estilo enxaimel, a casa foi erguida com paredes feitas com barro socado, amontoando-se certas porções até completá-las. Postes, linhas, barrotes e caibros, com encaixes feitos a martelo e talhadeira e fixados com tacos de madeira formavam a estrutura da residência. O telhado original era feito de tábuas engatadas em ripas. Mas hoje, o cenário que viu Sapiranga crescer está em situação desoladora.

A Casa Tombada, ou Casa Schmidt, como também é conhecida, está no centro de uma ação civil pública que já tem mais de uma década. O imóvel histórico com quase 180 anos é considerado patrimônio cultural através da Lei Municipal nº. 1.594/1989, mas a fundação que fazia a gestão e a manutenção do espaço foi extinta em 2016.
O Ministério Público firmou um Acordo Extrajudicial com o Município em 31 de outubro de 2022. Segundo o MP, a Prefeitura de Sapiranga informou que foi realizada vistoria no local por técnicos da área, oportunidade em que foi constatada a necessidade de um orçamento prévio completo antes de se dar início às obras. E que o procedimento para contratação da empresa que irá realizar o restauro está ocorrendo dentro dos trâmites legais. O MP aguarda o orçamento completo, que deve ser encaminhado ainda neste mês de fevereiro. Depois é encaminhado o projeto arquitetônico de restauração, com o respectivo cronograma das ações, para, após, as obras começarem.
“A Casa Johann Schmidt é uma das mais importantes edificações e um dos mais valiosos patrimônios culturais de Sapiranga. É lamentável o seu estado atual, mas são importantes as várias medidas adotadas pelo Ministério Público em conjunto com o Município. Acreditamos e queremos muito que a casa volte ao seu antigo esplendor e possa ser usufruída por toda a comunidade” ressalta Michael Schneider Flach, promotor público em Sapiranga.