Residencial Centenário deve ser entregue em junho

Sapiranga – Critério é a palavra de ordem na Secretaria de Habitação. Isso é o que garante a prefeita, Corinha Molling, depois que informações infundadas colocaram em xeque a lisura da escolha das 256 famílias que serão contempladas no Residencial Centenário. O secretário, João Alberi Guedes, destaca que a Prefeitura preza pela transparência e que nenhum dos 143 nomes de um ofício enviado à Caixa Econômica Federal, em dezembro, foi substituído. “Prezamos pela clareza e a prefeita acompanha de perto esta situação. Todos que forem contemplados com uma das 256 unidades são de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico)”, explica.
Uma das situações encontradas pelo secretário logo que assumiu a pasta, era a existência de dois cadastros habitacionais: uma primeira lista de interessados em uma das unidades do Residencial Centenário, e outra, composta por mais de 6 mil inscritos.
“Isso era uma distorção. Não pode haver duas listas”, destaca. Outra etapa que a Prefeitura teve que enfrentar foram as documentações incompletas das famílias. “O que fizeram (se referindo à antiga administração), foi apenas uma inscrição simples, mas o trabalho técnico social, ou seja, documentos comprobatórios de renda e dados pessoais, não foram colhidos em 2012. “Este foi um outro ponto que tivemos que atacar. Chamamos todos aqueles 143 nomes para entrevista na Prefeitura”, comenta.
Os outros 113 nomes – para completar os 256 – serão conhecidos entre hoje e amanhã em reunião do Conselho de Habitação. “Destas 256 unidades, 3% serão reservadas aos portadores de necessidades especiais e idosos. Além disso, algumas das unidades serão ocupadas por policiais militares (5 ou 6), como uma forma de facilitar o acesso à moradia digna aos trabalhadores da segurança pública que trabalham no município”, aponta de Habitação, João Alberi Guedes.
– Cerca de quatro reuniões com as famílias que serão contempladas ainda devem ocorrer. A tendência é de que uma lista pública seja amplamente divulgada na imprensa nos próximos 15 ou 20 dias, anunciando todos os 256 nomes.
No que diz respeito à acessibilidade, João Alberi Guedes, reafirma que há unidades específicas para os cadeirantes, por exemplo. “Estas possuem portas amplas e medidas diferenciadas”, destaca.
– Situada em uma área de dois hectares, o Residencial Centenário terá 16 blocos e 256 apartamentos de 41 a 48 metros quadrados. R$ 13.565.440,00 foram direcionados à construção via Programa Minha Casa Minha Vida. O residencial terá salão de festas, churrasqueiras, praça de brinquedos, quadra de esporte, estacionamento com 181 vagas, portaria e tratamento de esgoto. Atualmente, operários trabalham nos acabamentos.
– Diferente do Residencial Ferrabraz, todo o sistema de esgoto terá fossa e filto, obedecendo as normas ambientais. Outra ação da Prefeitura para o local é a de reduzir o limite de velocidade na Rua Kramer Ech, e talvez, construir uma rotatória. “A prefeita estuda ainda asfaltar a Rua dos Plátanos”, lembra.
A previsão é de que a entrega das unidades aos futuros moradores ocorra no final de junho, conforme a Caixa.
ELA EXPLICA A SITUAÇÃO
“Peço que confiem na administração. Herdamos os projetos e faremos que sejam bem executados. Pedi ao secretário que tudo que foi entregue à Caixa Econômica Federal fosse respeitado. Trabalhamos com toda transparência possível. Depois que a Assistência Social da Secretaria de Habitação faz o parecer social e encaminha à Caixa Econômica Federal, precisamos aguardar a análise de critérios do governo federal, que precisam ser comprovados. Cada morador contemplado tem a oportunidade de começar uma vida nova. É uma conquista que poderá ser herdada pelos filhos e até netos”.
Corinha Molling (PP), prefeita de Sapiran