Reservatório de água em Nova Hartz mais próximo

Avanço | Empresa que vai construir reservatório de um milhão de litros de água no Loteamento Brusius é escolhida

Nova Hartz – Semana após semana, avança o projeto de implantação do sistema de abastecimento de água no município. Na terça-feira (2), a Prefeitura promoveu a abertura dos envelopes das empresas interessadas em construir um reservatório, que armazenará um milhão de litros de água. A obra iniciará nos próximos dias e fica na Rua Balduíno Brusius, no Loteamento Brusius, próximo do Posto de Saúde Central, no bairro Primavera.
Conforme o superintendente da autarquia Águas da Nascente, Mauro Pereira, a empresa Gastal Construtora e Incorporadora Ltda, será a responsável pela obra e o custo ficou em R$ 659.036,46, quase 15% a menos que o valor estimado. “O projeto de implantação do sistema de abastecimento de água está avançando. Temos 45% da adutora que trará água tratada de Parobé concluída. Nos próximos dias, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos estará trabalhando na terraplanagem da área onde será construído o reservatório”, explica Mauro Pereira. A previsão é de que a construção do reservatório dure entre cinco e seis meses.
Na semana passada, representantes da Prefeitura se encontraram com membros do governo do Estado e com técnicos da Corsan em Porto Alegre, para a assinatura do convênio com a estatal. “Desta forma, criamos as condições legais para a vinda da água à Nova Hartz. Em um segundo momento, debateremos as tarifas e valores que a Corsan cobrará do município pela venda da água. Ainda será necessário a assinatura de outro convênio com Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (AGERGS), para dar legalidade ao processo”, enaltece Mauro Pereira.
Cobranças de faturas
Desde fevereiro, a autarquia Águas da Nascente cobra a tarifa mínima pelo consumo de água de 110 economias em Nova Hartz. 
A intenção da Administração é incluir nos próximos meses os moradores do Loteamento da Bica. “Com isso, serão mais de 100 famílias, totalizando cerca de 240 economias pagando pelo consumo de água. Ainda este ano, a meta é incluir as 240 economias do Loteamento Ipê Amarelo. Até o final do ano, teremos cerca de 600 a 700 pessoas pagando a tarifa pelo consumo de água tratada”, explica Mauro Pereira.
Uma das metas da Prefeitura é, até o final do ano, instalar 600 hidrômetros nas residências que já pagam pelo consumo de água.