Reprogramação de asfaltamento paralisa obra da avenida Carlos Gilberto Weiss, em frente ao IFSul

Reportagem: Fábio Radke 

Sapiranga – O asfaltamento da avenida Carlos Gilberto Weiss, em frente ao acesso do campus do IFSul, lateral da RS-239, previsto para o início deste ano, ainda não é uma realidade. Segundo a Prefeitura de Sapiranga, a obra está paralisada nesse momento diante uma reprogramação necessária devido a aditivos que ocorreram durante a obra. O município não possuía recursos próprios, então foi realizada revisão de metas reduzindo parte de uma das pistas. O contrato de financiamento para viabilizar a obra já completa mais de um ano. Em agosto do ano passado, a prefeita de Sapiranga, Corinha Molling e o secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, assinaram o documento em Porto Alegre, junto ao Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul). O planejamento para a via de pista dupla prevê asfalto em uma extensão de 380 metros. Com valor à época de R$1.886.224,38 (para avenida e outras vias), o contrato firmado há um ano com o Badesul previa custos com obras de pavimentação, macrodrenagem e ciclovia no eixo central da avenida.

Vida a um polo educacional em Sapiranga

Na ocasião da assinatura do contrato, a prefeita Corinha Molling, explicou que a obra junto a Avenida Carlos Gilberto Weiss dará vida a um polo educacional, visto que já abriga um Campus do IFSul e abrigará futuramente outras instituições educacionais. Em virtude disso, a gestão estaria estruturando o local, com acesso com pavimentação, calçada, macrodrenagem e uma ciclovia no eixo central.

Paralisação confirmada

Em nota, a Prefeitura confirmou que a obra está paralisada em função da referida reprogramação. O asfaltamento de R$ 1,5 milhão, segundo a Prefeitura, contemplará hoje duas vias da RS 239 até o acesso ao IF Sul e depois, entre o acesso do IFSul até a Rua Novo Hamburgo, seguirá com uma via. A reprogramação já está aprovada pelos técnicos do Badesul e no momento que a mesma for oficializada, a empresa responsável retomará os trabalhos. A finalização dos trabalhos não tem data prevista, uma vez que é necessária a oficialização da reprogramação do projeto para a retomada dos trabalhos.