Repórter por um Dia utilizando o Repercussão

Escola | Novas práticas sendo aplicadas para mudar cotidiano escolar

Sapiranga – Os hábitos de leituras de livros não são frequentes entre os brasileiros. Segundo uma pesquisa britânica, o brasileiro dedica somente 5 horas semanais para leitura de livros, destinando mais tempo para a televisão, rádio e internet.
A professora, Denize Castro Aguiar, criou uma forma diferente para incentivar os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta a criarem hábito de leitura, através do Projeto Repórter por um Dia. “O Repórter por um Dia foi uma maneira que eu achei criativa para eles lerem o Jornal Repercussão e poderem passar as informações para os colegas”, conta.
A professora salientou que os alunos se envolveram na atividade, criaram cenários e se caracterizaram conforme a reportagem escolhida. Teve aluno que montou um teatro com repórter e entrevistado. Denize relata a importância da leitura para todos. “No momento que nós estamos lendo, estamos construindo novas palavras, buscando novos conhecimentos”, pontua.

Alunos aprovam o projeto

O aluno Wellinton dos Santos Pereira comentou que achou o projeto muito legal e incentivador. “Interessante, pois aqui ninguém queria ler, só ficávamos desenhando e fazendo outras coisas e a professora quis melhorar isso”, destaca. Com 17 alunos presentes em sala de aula, 12 deles têm celulares e os outros 5 têm acesso a internet através dos telefones celulares dos pais. Os estudantes afirmaram que passaram a acompanhar mais as notícias e a versão digital do Jornal Repercussão a partir do momento que a professora passou a realizar o projeto com eles.

 

Foto: Bruna Bertoldi