Repercussão serve de base e professora mostra aos estudantes diferentes linguagens

 

 Sapiranga – Com 18 anos de experiência no magistério e há seis anos lecionando na Unidade de Ensino Fundamental Ayrton Senna, no bairro Amaral Ribeiro, a professora Carla Bender incluiu o Jornal Repercussão no seu plano pedagógico. Com os estudantes da turma 423, do 4º ano, a professora utilizou os exemplares entregues na instituição dentro do Projeto Repercussão na Escola, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, para aprofundar o aprendizado sobre os diferentes tipos de texto. “Percebi uma dificuldade dos alunos em identificar os diferentes gêneros textuais, e a partir disso desenvolvi uma sequência didática com o nome “Que texto é esse?”. Foi assim que incluí o jornal para identificarem os diferentes tipos de texto”, contou a professora, que desenvolveu a atividade com uma turma do 4º ano.

No transcorrer do processo de leitura e das páginas com conteúdos locais dos 10 municípios da área de abrangência do Repercussão, a professora foi contribuindo e explicando os diferentes estilos textuais inseridos no impresso.

“No final, percebi que os alunos tinham atingido o objetivo de reconhecer, identificar, nomear e ler os diferentes textos do jornal.

E, também, alguns alunos questionaram se poderiam levar o jornal para casa e mostrar aos familiares os diferentes tipos de textos existentes no jornal.
Foi muito bom e significativo o recurso do jornal na sala de aula”, avalia positivamente a professora Carla.

Jornal resgata poder de educar e transformar

Na avaliação da professora Carla Bender, o jornal auxiliou muito o desenvolvimento da leitura e da aprendizagem dos seus alunos. “Eles ficaram curiosos e até alguns questionaram quem escrevia tudo aquilo no jornal”, pondera. Questionada sobre o desafio que a era digital impõe aos professores e à imprensa, Carla avaliou da seguinte forma. “A tecnologia está presente em todos âmbitos de nossa sociedade, isso é fato, mas mostrar para os alunos que temos muitos recursos de escrita e leitura fora do contexto da tecnologia foi desafiador mas muito gratificante, pois percebi neles o entusiasmo de poder manusear e aprender com o jornal tanto que eles questionam “Hoje é o dia de ler jornal?”, saúda a professora.

Recentemente, duas professoras da Escola Maria Ruth Raymundo, no bairro São Jacó, também desenvolveram trabalhos com o Jornal Repercussão. Posteriormente, um jornalista foi até a escola e fez um bate-papo com estudantes de forma descontraída, mostrando a rotina dos profissionais que atuam no Grupo Repercussão e as diferentes plataformas utilizadas para a transmissão das notícias locais. Professoras(es) interessados em contar com uma ação de intercâmbio com um membro da equipe podem agendar através do número: 51-996-103-310.