Repercussão participa da feira de profissões da Escola Elvira Jost

Mercado | Professor da escola Elvira convida Jornal Repercussão para esclarecer dúvidas de estudantes

O mercado de trabalho atual está cada vez mais competitivo e exigente. Enquanto de um lado existe a necessidade de investir em formação para ser qualificado o bastante em um ambiente que busca profissionais especializados, de outro lado existem jovens perdendo oportunidades por não possuirem experiência prévia na área em que desejam atuar. Pensando neste sentido, o professor Luciano Fleck, da Escola Estadual de Ensino Médio Elvira Jost, de Nova Hartz, organizou a primeira Feira de Profissões. A atividade, que reuniu uma série de profissionais de diferentes áreas do conhecimento (historiadora, psicóloga, jornalista, entre outros profissionais) ocorreu no início de novembro, no Espaço Cultural, no Centro do Município.

Entre os convidados pelo professor esteve o jornalista e sócio-fundador do Jornal Repercussão, Deivis Luz. “As pessoas convidadas por mim foram profissionais indicados através das áreas de conhecimento nas quais os estudantes possuíam dúvidas”, comenta o professor Luciano Fleck. Para o ano de 2017, o educador avalia repetir a atividade para oportunizar novos momentos de intercâmbio entre os estudantes e profissionais de distintas áreas.

Mercado e prática foram apresentados

A realidade no mercado jornalístico é de extrema competitividade e de oportunidades raras para ingresso na área. E foi desta maneira que a profissão foi apresentada aos estudantes. “Não adianta iludir os futuros profissionais de imprensa e dizer que logo após a diplomação, todos estarão apresentando telejornais no horário nobre. A profissão de jornalista exige muito empenho, dedicação e persistência”, alerta Deivis Luz. Durante pouco mais de 30 minutos, o jornalista comentou como entrou na área, quais as experiências profissionais que teve a oportunidade de vivenciar e orientou os jovens a não desistirem da profissão, independente da escolha, de forma alguma. “A persistência precisa ser exercitada diariamente. Quando uma porta se fechar, não desista. Busque apoio junto das pessoas que confiam no seu potencial e continue tentando. A área do jornalismo é restrita e exige persistência”.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664