Repercussão na Escola: Emef Imigrante de Nova Hartz

Nova Hartz-  O Projeto Repercussão na Escola é uma parceria com algumas secretarias de educação de cidades da região de abrangência do Grupo Repercussão, no Vale do Sinos e no Vale do Paranhana. Os professores utilizam exemplares dos jornais em sala de aula como ferramenta pedagógica. As possibilidades ultrapassam o ensino da Língua Portuguesa, disciplina que se utiliza de gêneros literários por regra, e chega a outros temas como cidadania e saúde.

 

No caso de Nova Hartz, alunos de 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Imigrante, utilizaram o Jornal Repercussão como inspiração para uma campanha de conscientização contra a dengue. O jornal tem feito várias publicações sobre o tema e as ações sanitárias nas cidades da região, o que também serviu de base para o trabalho. Mas o foco principal foram os anúncios e peças de publicidade veiculadas, como conta a professora Izabel Zoehler. “Pedi para eles escolherem uma reportagem, ler com atenção e depois explicar aos colegas do que se tratava. Em um segundo momento, usamos os anúncios, e cada aluno escolheu um e analisou os elementos, o que tinha. Já estávamos trabalhando em sala de aula o tema da dengue, então propus a criação de um folder de propaganda da nossa campanha, com base no que eles tinham observados nos anúncios”, conta.
Cada aluno elaborou um material individual e depois, em conjunto, foi criado um folder de conscientização utilizado na campanha contra a dengue que a escola está mobilizando. “É muito bom ter o jornal para usar, eles gostam. Eu já usei também para trabalho com recortes, e é muito legal que possam usar a criatividade e a observação”, destaca Izabel.

 

Neri Chicatto, vice-prefeito e secretário de Saúde.
“Esse trabalho é um exemplo, é de suma importância a parceria com as escolas na conscientização e prevenção no combate ao mosquito da dengue. Não podemos depender somente da Saúde, se cada um fizer a sua parte ficaremos mais fortes para lutar contra o mosquito”.

Veronice Zandoná, secretária de Educação.
“O jornal é uma ferramenta de grande valia para desenvolver a leitura, a escrita e a interpretação. Ter a comodidade de receber esse instrumento todas as semanas nas escolas municipais é o que este projeto nos proporciona. Com o jornal, o aluno tem a oportunidade de saber o que acontece na região e também compartilhar essa informação com a família. É um excelente instrumento de trabalho”.