Repercussão estimula criatividade de alunos

Repercuarte | Turma do Maria Emília misturou jornalismo e arte

Sapiranga – Na EMEF Maria Emília de Paula, no bairro Vila Irma, o Jornal Repercussão virou instrumento para as aulas de Português – e para desenvolver a criatividade dos alunos. Foi com o objetivo de solicitar aos alunos que apresentassem notícias de forma criativa, que a professora Cláudia Oliveira organizou o “Repercuarte” com os alunos do 6º ano da turma 611.

Entre eles, o grupo de Leonardo Otávio Wickert, Kamily Wickert e Guilherme da Costa de Oliveira, que trouxe cartazes e cachorros castrados para falar das notícias de adoção e castração e o grupo de Giovanna Vitória Fraccari Silva, Eduarda de Almeida, Emili Fonseca Araújo e Henrique Saldanha, que apresentou uma esquete motivando a população a se vacinar contra a gripe. Teve até paródia musical de notícias, conscientizando sobre violência contra a mulher.

Alunos comentam o projeto

“Fizemos uma apresentação sobre a questão da adoção e castração, com cartazes, e trouxemos dois cachorros castrados para a escola.”

Kamily Wickert, 11 anos

“Além desse projeto, gosto da leitura do jornal em sala de aula, principalmente da página dos esportes. Foi legal ver a nossa turma nas fotos da Copa Repercussão na Escola de Futsal.”
Guilherme da Costa de Oliveira, 12 anos

“Achamos importante trazer o assunto da vacinação, pois não achamos encartes nos postos falando sobre as vacinas, então achamos importante divulgar.”

Giovanna Vitória Fraccari Silva, 11 anos

Jornal é aliado na sala de aula

Para a professora Cláudia Oliveira, que acredita que o ensino da Língua Portuguesa necessita de prática constante de leitura e escrita, o jornal é um forte aliado para a mobilização dos alunos. “Fazemos também produção de textos jornalísticos, peço às vezes para que montem uma manchete para o texto ou vice-versa”, comenta a professora de Português, que pretende realizar projetos como o Repercuarte novamente, no futuro.