Repercussão é ferramenta em aulas da Waldemar

Em Sapiranga | Na EMEF Waldemar Carlos Jaeger, o Jornal Repercussão é uma ferramenta de ensino

Sapiranga – Trazer informação com qualidade e veracidade à população da região é a grande meta do Jornal Repercussão. Na EMEF Waldemar Carlos Jaeger, que fica no bairro Sete de Setembro, em Sapiranga, o Repercussão se tornou mais do que uma fonte de informação: se tornou um instrumento de ensino, para os alunos do sexto ano, turma 611, no turno da manhã.

Os alunos da turma 611 recebem o Jornal Repercussão todas quintas-feiras, como parte do projeto Repercussão na Escola, que o JR mantém em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Sapiranga. Para aproveitar o material que chega aos alunos toda semana, o professor de Português Tiago Roberto Mossmann passou a utilizar o Jornal Repercussão em suas aulas. “Nesse primeiro semestre, venho trabalhando a questão dos gêneros textuais com eles, com a utilização do jornal em sala de aula. Com o jornal, trabalho a questão dos tipos de linguagens, os elementos da comunicação, todos, conteúdos previstos nas páginas da ementa de Sapiranga”, explica o professor, que deve seguir trabalhando com o jornal ao longo do ano. “Essas iniciativas melhoram o repertório comunicativo do estudante”, considera ele.

Professores do município que utilizam o Repercussão em suas aulas podem entrar em contato com a redação pelo fone: (51) 3064-2664.

Praticando a leitura e a arte de ouvir em sala de aula

Na Waldemar Carlos Jaeger, o trabalho com o Jornal Repercussão em sala de aula vai além do estudo dos tipos de linguagem e dos elementos da comunicação. “Fazemos momentos de leitura em sala de aula. Trabalho com eles as competências de leitura, ou seja, ler e ouvir. Ouvir é muito importante, é preciso que os alunos sejam locutários, que saibam ouvir. Por exemplo, eu digo para eles que no telejornal, eles apreendem a notícia ouvindo”, justifica o professor Tiago, que também comenta que as leituras em sala de aula são desenvolvidas com textos selecionados pelos alunos. “Fazemos leituras com base nos textos que eles selecionaram. Pedi para selecionarem textos com linguagem mista e puramente verbal, e que justificassem suas escolhas.” Para ele, o uso do Jornal tem sido benéfico. “Como essa é uma turma bem agitada, no final da leitura, até parabenizo os alunos pelo respeito e por saberem ouvir. Eles respeitaram a vez de cada um reportar”, conta o professor.